Como Preencher Cheque: Sem Erros, Tipos de Cheque, Quando Utilizar

O cheque nada mais é do que um título de crédito, e um dos meios de pagamentos mais antigos do mundo. O mesmo consiste em uma ordem de pagamento à vista, em razão de fundos do emitente. Claro, possui alguma instituição financeira pré-determinada, até porque, não dá para passar um cheque sem uma empresa por trás. Vale a pena lembrar que um cheque sempre é emitido em favor de uma terceira pessoa, ou empresa. O mesmo, com o passar do tempo, e com a ascensão dos cartões de crédito, passou a ser menos utilizado. Entretanto, ainda é uma alternativa de pagamento válida, por diversos estabelecimentos. Assim, escrevemos neste artigo algumas dicas de como preencher cheque.

Como Preencher Cheque
Como Preencher Cheque

Veja também: 2ª Via Boleto Caixa IsençãoMontanteHabite-se

Como Preencher Cheque sem Erros?

Se você não sabe como preencher cheque, não se preocupe, pois explicaremos tudo abaixo. Para tal, basta seguir o passo a passo:

  1. O número da quantia deve ser bem legível, e também, sem rasuras. Sempre preenchendo com o cifrão e vírgulas. Sem falar que uma boa sugestão é colocar o # antes e depois dos números, até para evitar que alguém mude o mesmo, após seu preenchimento.
  2. Na parte de baixo, na quantia informada, você terá que escrever o valor do cheque por extenso. Como por exemplo, cento e cinquenta reais.
  3. Na linha de baixo, o nome de quem receberá este cheque. Vale a pena informar que aqui precisa ser o nome completo da pessoa. Seguimos como preencher cheque.
  4. Preencha a data, com o nome da cidade, seguido do dia, mês e ano.
  5. Por fim, preencha a última linha do cheque com sua assinatura. Lembrando que a mesma deve estar idêntica ao seu documento de identidade. Caso contrário, o mesmo poderá ser recusado por algum banco.

Saiba também: Cancelar Netflix

Tipos de Cheque

Se você está pesquisando como preencher cheque, saiba que existem até seis tipos diferentes.

  • O primeiro é o em branco, na qual não consta nome do favorecido. Ou seja, qualquer pessoa poderá descontá-lo.
  • Posteriormente, temos o cheque ao portador, que também não possui nome de favorecido.
  • O nominal é quando é destinado a um favorecido, e disso, apenas ele poderá sacar o mesmo.
  • O cruzado é o tipo de cheque que possui dois traços paralelos que foram desenhados nele. E só podem ser utilizados para depositar em conta.
  • O administrativo é feito por uma instituição financeira, a pedido do proprietário da conta, para um terceiro.
  • O endossado é quando o portador assina no verso e transfere a posse para outro.

Quando Utilizar Cheque?

Antigamente, a utilização de cheques e como preencher cheque era algo bastante comum. Porém, com o passar do tempo, muitas empresas e instituições foram passando a não aceitar mais cheques. Até porque, existiam muitos destes fraudulentos, com informações incorretas, propositalmente. E disso, a empresa e estabelecimento saía completamente lesado da negociação.

Sem falar que, com a ascensão dos cartões de crédito, passaram a ser um pouco obsoletos. Entretanto, ainda existem algumas empresas, principalmente de venda de mobílias, que ainda aceitam cheque. Na verdade, é aconselhável que você, primeiramente, consulte com a empresa que está fazendo negócio, antes, se eles tomam o mesmo como medida de pagamento.

Deixar uma resposta