Montante: O que É? Como Calcular? Exemplos de Cálculo

O montante nada mais é do que um simples conceito básico da matemática financeira. Ele auxilia as pessoas à contabilizarem os ganhos, e também os juros, produzidos em cima da quantia investida. É por meio do mesmo que podemos ter um bom planejamento financeiro, até para nos livrarmos de juros pesados. Assim, com isso dito, separamos neste texto algumas dicas e informações infalíveis para você. Dede explicar mais a fundo o que é o montante, e claro, como calcular o mesmo. Mas, não se preocupe, pois não é um cálculo muito difícil. E pegando o “espírito” da formula, conseguirá fazer a conta rapidamente, com o auxílio de uma calculadora.

Montante
Montante

Entenda também o significado desses termos

O que é montante e qual a relação de juros e capital?

Conforme já citamos anteriormente, o site é um simples conceito de matemática financeira. Mas, para realizar o cálculo do mesmo, é necessário sim saber a porcentagem de juros e o capital inicial. Até porque, só assim você conseguirá somar, junto com o período de tempo estipulado, qual será o valor total. Lembre-se, entretanto, que existem apenas dois tipos de juros: os simples e os compostos.

O simples se aplica linearmente ao investimento. Ou seja, ele já é um percentual pré-determinado, dentro de um período de tempo, em cima do capital inicial. Agora no caso de juros compostos, eles na verdade são os juros em cima dos juros. Ou seja, será uma conta muito mais pesada e abusiva para o seu bolso. Ambos podem ser utilizados para o cálculo do montante.

O que É
O que É

Como calcular o montante?

Para calcular o montante, basta utilizar a seguinte fórmula:

M = C x (J) ^n

Sabemos que isso pode parecer um pouco assustador, mas, é bastante simples. Primeiro, vamos traduzir o que é cada termo. O M corresponde ao montante. O C é o seu capital inicial, ou seja, quanto foi investido. O J, em parênteses, é a quantidade de juros.

Neste aqui, vale a pena lembrar que deve ser em número decimal, até o 1. Sendo que o 1 corresponde a 100% de juros. Então, por exemplo, 30% de juros será 0,3. O ^n é aplicado sobre ao número de tempo que o capital ficou investido.

Fórmula para calcular
Fórmula para calcular

Saiba também Como Preencher Cheque.

Exemplos de como realizar o cálculo do montante

Simplificando ainda mais como fazer o cálculo do montante, vamos a alguns exemplos de contas:

  1. No primeiro caso, vamos supor que você investiu R$ 5.000, com 16% de juros mensais, por seis meses.
  2. Disso, o restante da conta ficará assim: M = 5.000 x (0,16) ^6
  3. Seguindo, basta fazer:
  • 5.000 + 16% = 5800
  • 5800 + 16% = 6728
  • 6728 + 16% = 7804,48
  • 7804,48 + 16% = 9053,19
  • 9053,19 + 16% = 10.501
  • 10.501 + 16% = 12.181

Em tese, para achar o montante, tudo que você precisa fazer é somar o juros mensal inicial, junto ao capital inicial. E disso, fazer a soma do segundo juros mensal em cima do resultado da soma do primeiro mês. E assim, sucessivamente para os demais meses, até chegar ao valor total da conta.

5/5 - (11 votes)

Deixar uma resposta

Conta + Cartão Santander

Não perca a oportunidade de conhecer:

O Cartão Santander você tem conta e crédito para usar da forma que quiser.

Você pode ser aprovado com limites à partir de R$ 250,00.
**Produtos podem ser contratados separados. Sujeito a análise.

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124