Salário Empregada Doméstica 2022

Considera-se como empregada doméstica a pessoa que possui carteira assinada e trabalha com serviços domésticos em uma residência. Atualmente, quem trabalha como empregada doméstica tem direito a receber um salário mínimo, que no ano de 2022 é de R$1212,00 (valor vigente desde janeiro de 2022).

É importante que a empregada doméstica conheça quais seus direitos e deveres, para que possa usufruir dos direitos de seu trabalho. Embora haja variações salariais de acordo com o estado, o valor mínimo recebido deve corresponder ao salário mínimo vigente naquele ano, além dos direitos trabalhistas para as pessoas contratadas em regime CLT.

Salário Empregada Doméstica 2022
Salário Empregada Doméstica 2022

Salário de Empregada Doméstica 2022

O salário de uma empregada doméstica é correspondente a um salário mínimo, mas pode ser maior dependendo do que é acordado com o empregador. Além disso, esse valor pode ser acrescido de benefícios trabalhistas, como auxílio transporte, auxílio alimentação e similares.

Esse valor pode ser maior dependendo do estado onde a pessoa atua como empregada doméstica, como citaremos no decorrer do texto.

Existem sites e plataformas que contabilizam o salário médio das empregadas domésticas, como vamos mostrar mais adiante. É importante ter uma base desses valores para não receber menos por seu trabalho.

Direitos Trabalhista das Empregadas Doméstica

Quem trabalha como empregada doméstica com carteira assinada tem direito a todos os direitos de um trabalhador sob regime das Consolidações das Leis Trabalhistas – CLT, como férias, INSS, décimo terceiro e similares.

É importante que a empregada doméstica conheça seus direitos e também o valor do salário mínimo, além de negociar quais os benefícios trabalhistas que receberá.

Além disso, há também outros direitos que podem ser estabelecidos de acordo com a carga horária total trabalhada, como por exemplo fornecimento de refeições ou vale alimentação em casos onde a empregada trabalha determinado período diariamente.

INSS Empregada Doméstica

O valor do INSS de uma empregada doméstica é calculado com base no salário mínimo, e o valor da contribuição do INSS é retirado diretamente do salário bruto, sobrando o salário líquido (que é o salário mínimo com descontos de taxas trabalhistas).

Embora esse valor possa parecer alto, em casos de acidentes ou similares, o trabalhador está assegurado e conta com auxílio doença em casos breves ou até mesmo aposentadoria por invalidez em casos mais graves.

Além disso, com o INSS a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição também é garantida.

Cálculo Salário Empregada Doméstica 2022

O salário mínimo que é recebido por quem trabalha como empregada doméstica é calculado com base no salário mínimo, que é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um valor que é variável, por isso anualmente o salário mínimo é reajustado.

Na plataforma nacional de empregadas domésticas iDomésticas, é possível encontrar o salário de empregada doméstica de acordo com o estado e também o valor corrigido de acordo com o ano (acesse a plataforma através do link: https://www.idomestica.com/tabelas/salario-empregada-domestica). Nessa plataforma também é possível ser regularizada como empregada doméstica e ter direito aos direitos trabalhistas CLT.

5/5 - (1 vote)

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124