Saque DEP COD 01 FGTS: O que Significa? O que Fazer?

Milhares de pessoas têm problemas, todos os meses para consultar o saldo do Fundo de Garantia, e uma das dúvidas é a mensagem Saque DEP COD 01 FGTS. Assim sendo, separamos para você neste artigo, algumas dicas de como fazer seu saque DEP COD 01 FGTS. Além disso, também de quem tem direito a usufruir do fundo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado para auxiliar o trabalhador que foi demitido. Isso claro, sem justa causa. Até mesmo para sacar o benefício, pois, existem datas pré-determinadas para tal. É vinculado à Caixa Econômica Federal, e, depois de certo tempo, é possível sacar a quantia acumulada.

Saque DEP COD 01 FGTS
Saque DEP COD 01 FGTS

O que significa DEP COD 01?

Basicamente, o saque DEP COD 01 FGTS é um código (assim como o Saque DEP COD 50), e para explicá-lo corretamente, é necessário destrinchar o mesmo, por partes. A primeira parte, o COD 01, significa que a pessoa foi demitida de seu emprego sem uma justa causa.

E, além disso, ainda que a conta vinculada a seu cadastro recebeu uma autorização de código 1. Por fim, o saque DEP fala que seu FGTS ainda não foi sacado, e que, portanto, ele está disponível para isso. Em resumo, o código significa que você é um ex-funcionário demitido fora de justa causa, com direito a receber seu FGTS.

O que fazer no caso do saque DEP COD 01?

Caso você acha que se enquadre no saque DEP COD 01 FGTS, é aconselhável que verifique essa informação com antecedência. Existe o site da Caixa Econômica Federal, cujo você pode verificar a disponibilidade de seu benefício. Para consultar, é necessário ter em mãos o número do CPF e o número do PIS.

Além disso, o aplicativo do FGTS também é uma boa alternativa para você, nesta situação. Isso claro, se não quiser ir diretamente até uma agência da Caixa, para tal. Até porque, é comum ter que ir até lá para sacar o dinheiro, de qualquer maneira.

Quem tem direito ao FGTS?

Para fazer seu saque DEP COD 01 FGTS, saiba que existem algumas pessoas específicas que podem receber o benefício. São elas:

  1. Trabalhadores brasileiros que possuem contrato de trabalho formal, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
  2. Trabalhadores rurais, temporários, avulsos, domésticos, safreiros e atletas profissionais. Todos estes também têm direito ao FGTS.
  3. Até mesmo diretores que não foram empregados, também podem ser incluídos no sistema, caso o empregador queira.
  4. Aposentados que possuem mais de 70 anos de idade

Em alguns outros casos extremos é necessário se consultar com seu empregador. Ou então, com a instituição financeira da Caixa Econômica Federal

✅ Fique ligado e confira quais os documentos que podem ser utilizados como comprovante de renda do trabalhador brasileiro.

Quando é possível sacar o FGTS?

Para fazer seu saque DEP COD 01 FGTS, é necessário cumprir alguns requisitos. São eles:

  1. Demissão sem ser em justa causa
  2. Aposentadoria ou falta de atividade remunerada por 90 dias. Ter idade superior ou igual a 70 anos
  3. Ter uma compra de casa própria. Ou uma empresa empregadora que foi fechada recentemente
  4. Doenças graves do trabalhador, esposa ou filho, em estágio terminal
  5. Rescisão de contrato por acordo entre ambas as partes. Neste caso, decerto, é permitido o saque de no máximo 80% do valor total disponível em seu FGTS

Deixar uma resposta