PIS 2021: Calendário PIS 2021, Valores, Cadastro

Se você tem direito a receber o PIS 2021, precisa ficar de olho nas datas de liberação do Abono Salarial Caixa para não perder o prazo de pagamento. O abono é liberado através do Calendário PIS 2021 – uma tabela que contém os prazos de saque do benefício, é através dela que o beneficiário consegue ser guia e acompanhar as datas de saque.

PIS 2021
PIS 2021 – Calendário, Tabela, Datas de Pagamento e Valor

Calendário PIS 2021

O Calendário do PIS 2021 é a tabela que contém as datas de saque do abono salarial pela Caixa Econômica Federal. O calendário é pago da seguinte forma: os pagamentos começam a ser liberados a partir do mês de julho. Até o final do ano, os pagamentos são liberados no mês de aniversário do trabalhador por volta do dia 20 de cada mês. Na virada do ano, começam a ser pagos os benefícios de quem nasceu no primeiro semestre, sendo liberados entre os meses de janeiro e março.

Os pagamentos do abono salarial liberados após a virada do ano já são reajustados de acordo com o valor do novo salário mínimo 2021. O trabalhador terá até o dia 30 de junho para sacar, e se o abono não for sacado até essa data, o mesmo perde o direito de sacar o benefício

Confira a tabela a seguir: Atente-se aos prazos de liberação de saque do benefício, pois o PIS é um benefício social não acumulativo, ou seja, ser você por algum motivo perder o prazo de saque esse ano, não verá mais esse dinheiro a não ser no próximo ano, ser você estiver dentro dos requisitos de receber o benefício, porém vale ressaltar que receberá somente uma parcela do PIS 2021.

Confira as datas para sacar o PIS:
Aniversário Podem Sacar em: Podem sacar até:
Julho 16/07/2020 30/06/2021
Agosto 18/08/2020 30/06/2021
Setembro 15/09/2020 30/06/2021
Outubro 14/10/2020 30/06/2021
Novembro 17/11/2020 30/06/2021
Dezembro 15/12/2020 30/06/2021
Janeiro e Fevereiro 19/01/2021 30/06/2021
Março e Abril 11/02/2021 30/06/2021
Maio e Junho 17/03/2021 30/06/2021

Quem tem direito ao PIS 2021

É importante lembrar que o PIS 2021 não é pago a todos os trabalhadores brasileiros. O abono salarial Caixa é pago somente aos trabalhadores que se enquadram nas novas regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, em parceria com a Caixa Econômica Federal, firmadas em lei através da CLT.

Veja abaixo quem tem direito a receber o PIS 2021:

  • O beneficiário precisa de, pelo menos, 5 anos de cadastro no PIS;
  • Precisa pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior;
  • Sua média salarial, no ano anterior, não pode ter ultrapassado o valor de 2 salários mínimos;
  • A empresa para qual trabalhou com a carteira assinada precisa ter indicado o trabalhador na RAIS entregue ao Ministério da Economia.

* Para ter direito ao benefício, é necessário que o trabalhador cumpra todos os requisitos listados acima.

Quem não tem direito

É importante dizer que nem todo mundo terá direito ao benefício social. Além de cumprir todos os requisitos, algumas categorias não terão direito ao abono salarial caixa. Veja a seguir quais são:

  • Trabalhadores do setor público – podem, porém, ter direito ao PASEP 2021;
  • Trabalhadores domésticos ou outros empregados com carteira assinada por pessoa física;
  • Quem teve menos de 30 dias com a carteira assinada em 2020;
  • Quem ainda não tem 5 anos de cadastro no PIS;

Empregada doméstica tem direito ao PIS 2021?

Não. Pela lei atual, a maioria das empregadas domésticas estão regularizadas através do Simples Doméstico, um regime diferenciado que permite à doméstica ter a carteira assinada por Pessoa Física (empregador).

Porém, o empregador não tem como entregar a RAIS para o Ministério o Trabalho, pois o sistema só permite o envio de relações por parte de pessoa Jurídica (empresas), o que acaba deixando as domésticas desemparadas, sem direito ao abono salarial.

Como sacar, Onde sacar e Documentos necessários

O PIS 2021 pode ser sacado através de qualquer agencia da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas vinculadas a Caixa, ou ainda, em postos de atendimento Caixa Aqui.

Tabela PIS 2021

Se você planeja realizar o saque de seu abono salarial 2021, fique atento às datas de saque do seu abono salarial. Não perca o prazo, que se encerra no dia 30 de junho – após essa data, o candidato perde o direito de realizar o saque do abono salarial.

Documentos necessários

Para realizar o saque em qualquer agencia ou casa lotérica é necessário que o contemplado (a) esteja portando o seu documento original com foto, cartão cidadão e a senha do cartão – a mesma senha usada no desbloqueio do cartão cidadão.

Atenção: É preciso reforçar que a sua senha é única e exclusiva do seu cartão. Não anote, memorize e evite informar a sua senha para outras pessoas. Se você por algum motivo não tiver o cartão, vai ser preciso que você compareça a agencia da Caixa com todos os seus documentos pessoais, inclusive o seu comprovante de residência e carteira de trabalho para retirar o benefício e solicitar o cartão cidadão.

Quotas do PIS 2021 para aposentados

Também está disponível para saque o valor referente às quotas do PIS, depositado pelas empresas para trabalhadores que contribuíram entre 1971 e 04/10/1988. Nesse caso, os trabalhadores e aposentados terão direito de sacar os rendimentos das quotas do PIS, desde que atendam aos requisitos previstos pela lei federal. Confira abaixo quem tem direito a sacar as quotas do PIS 2021:

  • Aposentados;
  • Mais de 70 anos de idade;
  • Invalidez (do indivíduo ou de dependente);
  • Militares reformados ou em reserva remunerada;
  • Idosos beneficiados por Benefícios de Prestação Continuada;
  • Portadores de Neoplastia Maligna (Câncer);
  • Portadores de Aids;
  • Portadores de outras doenças graves listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001;
  • Caso o participante tenha falecido, a família terá direito a sacar o benefício.

Caso o contribuinte se enquadre em pelo menos uma das condições listadas acima, terá direito de sacar as quotas. Para realizar o saque do benefício, basta comparecer à uma agência da Caixa Econômica Federal munido dos seguintes documentos:

  • Documento que comprove a aposentadoria;
  • Documento de identidade (RG, CNH, CTPS, Passaporte, Identidade militar ou carteira de identidade de estrangeiro).

Consulta PIS 2021

Através do site é possível se consultar extratos e saldos do PIS 2021 e de outros benefícios sociais tais como bolsa família, FGTS, seguro desemprego entre outros programas destinados ao Governo.

Consulta PIS 2021 pela internet

O trabalhador poderá consultar o abono caixa pela internet, através do portal Cidadão Caixa Econômica Federal. Para consultar o saldo e a data de pagamento exata de seu benefício, confira os passos indicados a seguir:

  • Acesse o Portal do Cidadão Caixa 2021;
  • Digite o número do seu PIS/PASEP;
  • Digite a senha da internet, ou clique em “Cadastrar Senha”;
  • Após digitar a senha, clique em “OK”;
  • Na página de consulta que abrir, clique na guia “PIS” no topo da página.
  • Basta consultar o valor e a data de pagamento do seu abono Salarial Caixa PIS 2021.

Telefone PIS 2021

Ser você não tem acesso a internet não se preocupe não precisará comparecer a uma agencia da Caixa, pois você também pode entrar em contato com a central de atendimento através do 0800 726 0207, é importante que esteja com o número do seu PIS em mãos para que o seu atendimento seja mais rápido.

Em caso de duvidas esse número pode esclarecer qualquer informação ou solicitação a respeito dos benefícios sociais.

PASEP 2021

O PASEP 2021 é um benefício muito semelhante ao PIS, porém sendo pago para os trabalhadores do serviço público, e não da Iniciativa Privada. Os pagamentos do PASEP 2021 são realizados exclusivamente em agências e postos de atendimento do Banco do Brasil, e para realizar o saque, o servidor precisa estar dentro do período de pagamentos do Calendário PASEP 2021.

O calendário PASEP 2021 define as datas de pagamento de acordo com o último dígito do número do PIS/PASEP do trabalhador.

Deixar uma resposta