Comprovante de Renda: Para que serve? Tipos, Para Autônomo

O comprovante de renda nada mais é que qualquer documento que prove os recebimentos mensais de uma pessoa. Isso claro, para uma terceira parte, que geralmente costuma ser uma empresa. Muitas instituições financeiras, por exemplo, costumam utilizar comprovantes de rendas. Até porque, deste modo, podem verificar o perfil financeiro de seus clientes. Algumas outras empresas, como lojas e até companhias de cartão de crédito, também solicitam um comprovante de renda. Assim, pensando desta maneira, separamos neste artigo algumas boas dicas sobre o assunto. Desde para que ele serve, aos tipos de comprovantes, e até mesmo para autônomos.

Comprovante de Renda
Comprovante de Renda

O que é um comprovante de renda?

O comprovante de renda nada mais é que um simples tipo de documento que serve para comprovar sua renda. Para instituições financeiras, empresas de cartões de crédito, como a caixa cartões, ou até mesmo para lojas.

É necessário que no mesmo tenha as informações da conta da pessoa, principalmente o quanto ele recebe. Isso claro, em um determinado período de tempo. Geralmente, costumam-se avaliar dos últimos três a seis meses. Pois, desta maneira, as empresas têm uma segurança mais próxima do presente, sobre um potencial cliente.

Para que Serve?

O comprovante de renda, para as empresas, nada mais é do que alguns documentos que podem lhe passar segurança sobre seu consumidor. Mas, neste caso, é mais sobre segurança financeira, analisando o seu perfil, e suas finanças.

Isso costuma ocorrer bastante em empréstimos e análises de crédito, principalmente. Até porque, nenhuma companhia vai sair por aí distribuindo dinheiro para todos, com grandes riscos.

Riscos estes, no caso, é de não ser pago ou ter a quantia devolvida, no tempo que foi pré-determinado anteriormente. Assim, a minimização de danos acontece com bastante frequência, até porque, é difícil fraudar um comprovante desse tipo.

Tipos de comprovante de renda

Existem alguns tipos de comprovante de renda que são utilizados pelas empresas. Isso claro, para serem analisados pelas mesmas. São eles:

  1. Holerite, que é conhecido como contracheque. O mesmo fornece registros das remunerações brutas e líquidas do trabalhador
  2. Decore, que só pode ser emitido por um contador. Reúne diversos documentos, como extrato bancário, recibo de aluguel, e até mesmo declaração de imposto de renda.
  3. DIRPF, que simplesmente é a sua Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física. No mesmo, terá toda a sua renda anual, além do que também foi gasto.
  4. Carteira de trabalho, até porque, na mesma mostra qual é o atual valor de seu salário
  5. O extrato bancário é o último tipo de comprovante de renda desta lista. Ele vai mostrar toda a sua movimentação na conta, nos últimos meses. Desde recebimentos a despesas.

Comprovante de renda autônomo

Para pessoas e trabalhadores autônomos, ainda existem algumas opções para comprovar renda. São estas:

  1. O decore, pois também engloba documentos que qualquer freelancer pode adquirir
  2. Extrato bancário, mostrando também todos as suas movimentações em sua conta
  3. Por meio de suas notas fiscais eletrônicas. Apresentando todos os pagamentos que recebeu por seus serviços realizados

Deixar uma resposta