Consulta CPF por Nome: Como Funciona, Passo a Passo

Fazer a Consulta CPF por nome pode ajudar caso você precise encontrar esse dado em algum momento.  O CPF é um documento importantíssimo para qualquer brasileiro.

O CPF é consultado principalmente quando vamos fechar uma negociação. Ele serve para que as empresas e outra parte da transação saiba se a pessoa tem alguma restrição financeira.

É por isso que esse documento sempre está presente em formulários de compras grandes ou solicitação de crédito. É o principal registro para checar se uma pessoa está devendo instituições ou não.

Consulta CPF por Nome
Consulta CPF por Nome

✅ Saiba ainda como tirar 2ª Via CPF e Imprimir CPF.

Consulta CPF por Nome – Como Funciona?

Uma das possibilidades de Consulta CPF é fazer por nome. Mas, por uma questão de segurança essa possibilidade é bastante restrita, sendo acessível somente para empresas que precisam analisar crédito.

Essas empresas não podem fazer a divulgação, tampouco repassar essas informações. Se esse não é o caso, se você não é uma pessoa autorizada para fazer pesquisas de dados a partir do nome, você pode consultar outros dados.

Serasa Você Consulta
Serasa Você Consulta

É possível, através do número de CPF, obter informações sobre uma pessoa por um site chamado Você Consulta. Para isso é preciso acessar o site clicando aqui.

Para Quem é Útil a Consulta CPF por nome?

Como dito anteriormente, essa consulta é destinada a empresas que trabalham com liberação de crédito. São justamente elas que se beneficiam pois, através da Consulta CPF por nome conseguem obter um histórico do solicitante.

Mas, é importante ressaltar que essas empresas serão completamente responsabilizadas caso realizem a divulgação indevida. Os dados obtidos devem ser mantidos em completo sigilo e serem usados somente de forma adequada.

Consulta CPF por nome – passo a passo

Bom. Chegou a hora de acompanhar o passo a passo da Consulta CPF por nome. O processo é simples e não demanda muito tempo. Você pode fazer isso pela Receita Federal, porém, precisa ter em mãos o número do CPF e a data de nascimento.

Nesse caso, é preciso seguir o seguinte passo a passo:

  • Dirija-se a uma unidade da Receita Federal.
  • Tenha em mãos a procuração ou documento que comprova que você tem autorização para fazer a determinada busca.
  • Faça a consulta.

Outra possibilidade é que o próprio titular faça a consulta por situação de perda ou roubo do documento. Nesse caso, você deve usar outros documentos para comprovar a titularidade. Veja só:

  • Vá até uma unidade da Receita Federal munido de seu RG ou CNH;
  • Informe que perdeu o CPF e apresente o documento solicitado;
  • O número será fornecido pelo agente de atendimento.

Caso você tenha sido roubado é fundamental fazer um boletim de ocorrência previamente. Assim você impede que qualquer responsabilidade recaia sobre você em caso de uso de seus dados.

Posso Consultar Apenas Com O Nome E Data De Nascimento?

Não! Você não pode fazer a consulta de um CPF através do nome e data de nascimento. Apenas conseguirá isso se tiver o número do próprio CPF a ser consultado e a data de nascimento do titular.

Todas essas medidas sobre Consulta por nome são tomadas como forma de assegurar que os dados pessoais não vazem.

Deixar uma resposta