Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Identificação da Transferência

O que é Identificação da Transferência? Atualmente existem diversas modalidades de transferência bancária. As transferências facilitam o dia a dia das pessoas, que não precisam mais andar com grandes quantidades de dinheiro para realizar pagamentos. Com tantas modalidades e transferências realizadas diariamente, é necessário Identificação da Transferência que seja realizada, para facilitar a consulta do extrato e o controle de gastos de sua conta.

Além disso, é extremamente importante conhecer as modalidades de transferências para saber qual transferência escolher de acordo com sua necessidade para aquele momento.

Identificação de Transferência
Identificação de Transferência

O que é Identificação da Transferência?

A identificação da transferência é o conjunto de dados de quem está enviando o dinheiro da transferência. Essa identificação descreve qual o banco de origem da transferência, quem enviou a transferência e qual a data em que a transferência foi realizada.

Essa identificação ajuda não só o cliente a ter maior controle de seus gastos como também a ter mais segurança, pois em casos de fraudes o cliente consegue detectar para onde seu dinheiro foi transferido.

Leia também:

Para que serve a Identificação da Transferência?

A identificação possui diversas finalidades, como por exemplo:

  • Identificação de quem enviou o depósito;
  • Identificação do banco de origem da transferência;
  • Maior controle sobre os depósitos da conta;
  • Ter um comprovante de transferência mesmo após um tempo depois da realização da transferência, para eventuais consultas.

Além disso, a identificação de transferência possui diversas outras funcionalidades para quem realiza muitas transferências bancárias, independentemente do tipo de transferência.

Código de Identificação da Transferência

Cada transferência que é realizada possui um código específico, que é relacionada com o banco de origem em que a transferência foi realizada. Todos os bancos possuem um código, composto por 3 dígitos, que serve principalmente para identificar o banco.

Esse código é solicitado principalmente nas modalidades de transferência TED e DOC e aparece no extrato na identificação da transferência. Esse código é único para cada banco sendo definido diretamente pelo Banco Central.

Tipos de Transferências

Atualmente existem diversas modalidades de transferências, para atender as particularidades de cada cliente. As principais modalidades de transferência são:

  • TED: A Transferência Eletrônica Disponível é uma modalidade de transferência para contas de diferentes instituições bancárias, mas não há um limite máximo de transferência.
  • DOC: O Documento de Crédito é uma modalidade de transferência para contas de diferentes instituições bancárias também, mas nesse caso há um limite máximo de transferência de R$5.000,00.
  • PIX: É a modalidade de transferência entre contas de diferentes instituições bancárias que utiliza a Chave PIX ao invés do número da conta, mas que diferentemente do TED e DOC não possui taxas para ser realizado.
  • Transferência entre contas do mesmo banco: Transferência do mesmo banco, como transferência de caixa para caixa, cai na hora. Geralmente essa modalidade de transferência não é cobrada e o dinheiro estará disponível ainda no mesmo dia.

Essas transferências podem ter taxas, de acordo com a instituição bancária do cliente e com o tipo de seu pacote de serviços. Alguns pacotes de serviços permitem que o cliente realize um número limitado de transferências de forma gratuita. Em caso de cobrança, o dinheiro é descontado diretamente do saldo da conta do cliente. Aproveite ainda para conferir qual o Limite PIX de transferências da sua conta bancária e de seu banco.

4.3/5 - (3 votes)
Angela Carol
Angela Carol

Especialista em finanças, Angela é formada em administração de empresas, pela PUC-SP. Com especialização em Economia e Finanças, dedica parte do seu tempo a sua paixão, de informar e trazer conhecimento a população sobre como gerir seus ganhos.

Artigos: 701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *