MEI Boleto

Precisando descobrir como emitir o Boleto MEI? Se formalizar como MEI traz diversas vantagens para o profissional autônomo, pois ele passa a ter mais segurança em seu trabalho e também passa maior segurança para seus clientes, pois ele pode passar a emitir nota fiscal e em casos de impossibilidade de trabalhar por doença, por exemplo, o MEI pode solicitar os mesmos benefícios de profissionais em regime de trabalho CLT.

Para ter direito aos benefícios ao abrir um MEI gratuito, o profissional tem que pagar todo mês uma taxa chamada de guia MEI ou DAS MEI, uma taxa que garante ao profissional os benefícios de ser MEI. A taxa é obrigatória e deve ser paga mesmo que o MEI não emita nota fiscal naquele mês. Caso as guias não sejam pagas, elas começam a ser acumuladas e o profissional corre o risco de ter seu MEI cancelado.

MEI Boleto
MEI Boleto

Como gerar o boleto MEI

É possível gerar o boleto MEI, a chamada guia MEI, através do Portal do Empreendedor, de forma totalmente gratuita e simples. A emissão pode ser feita mensalmente. Para gerar o boleto MEI é necessário que o MEI:

  • Acesse a página de serviços do Portal do Empreendedor, que está disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor;
  • Selecione a opção “Já sou MEI”;
  • Selecione a opção “Pagamento de Contribuição Mensal e Parcelamentos”;
  • Selecione a opção “Pagamentos de Contribuição Mensal”;
  • Realize o login em sua conta Gov.br (com o mesmo CPF associado ao CNPJ);
  • Selecione de qual mês deseja gerar o boleto para pagamento;
  • Selecione a opção para gerar o boleto.

Após gerar o boleto, o MEI tem um prazo para realizar o pagamento da guia. Caso atrase o pagamento, ele deve gerar uma nova guia MEI.

Aproveite também como consultar MEI pelo CPF.

Como pagar o boleto MEI

Após gerar o boleto MEI, o boleto MEI pode ser pago na forma de débito automático (em que as parcelas são debitadas de uma conta de forma automática todo mês) ou em uma casa lotérica, para isso você terá que imprimir o Boleto MEI, e levar o mesmo em mãos ou com o aplicativo ou site do banco.

Em casos de parcelamento de boletos atrasados, o boleto pode ser pago apenas na lotérica ou pelo aplicativo ou site do banco.

Veja também como consultar CNPJ MEI.

Qual o valor do boleto atrasado

Caso o MEI não pague o boleto do mês vigente, ele fica em aberto e no próximo mês o MEI precisa realizar o pagamento de todas as guias em aberto. Para saber os valores em atraso, veja como é feita a consulta MEI.

Caso as guias acumulem por mais de cinco anos, o MEI pode ser incluído na Dívida Ativa da União e corre o risco de ter o MEI cancelado.

É possível parcelar o boleto?

Para manter sua situação regularizada, é recomendado que o pagamento da guia MEI seja feito mensalmente.

No entanto, caso as guias acumulem e o MEI precisar regularizar a situação posteriormente, ele pode parcelar o valor em aberto. As parcelas devem ser de no mínimo R$50,00 e o valor pode ser parcelado em no máximo 60 parcelas.

O parcelamento pode ser feito na mesma página da emissão da guia MEI no Portal do Empreendedor.

5/5 - (2 votes)

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124