Empréstimo Consignado INSS: Simulação, Como Consultar

O Empréstimo Consignado INSS – Instituto Nacional de Seguro Social é uma modalidade de empréstimo onde há a concessão de crédito sem que haja um avalista e com menores juros do que os oferecidos convencionalmente pelos bancos. O Empréstimo Consignado INSS é destinado para trabalhadores de empresas conveniadas ao INSS, ou que sejam aposentados ou pensionistas do INSS. Isso permite que o valor da parcela seja descontado automaticamente do salário ou benefício de quem solicitou o empréstimo.

Empréstimo Consignado INSS
Empréstimo Consignado INSS

Conheça ainda os benefícios do Empréstimo Bolsa Família.

Empréstimo Consignado INSS

O Empréstimo Consignado INSS pode ser realizado nos principais bancos nacionais. No momento do empréstimo você pode optar por escolher o empréstimo pessoal ou um cartão de crédito consignado. Embora cada banco ofereça suas condições de pagamento e valores de juros, a parcela mensal da dívida não pode ultrapassar 40% do benefício ou salário recebido, 5% referente ao cartão de crédito e 35% referente ao valor do empréstimo.

Normalmente, esses valores são de 5% e 30%, mas com a pandemia esses valores foram reajustados até dezembro de 2021. Além disso, por mais que os bancos definam as suas taxas de juros, as taxas mensais para empréstimos não podem ultrapassar 1,80% do valor do empréstimo.

Empréstimo Consignado INSS Simulação

Para os bancos, essa modalidade de empréstimo proporciona um menor risco de inadimplência, para quem solicita o empréstimo há menor risco de se comprometer com um valor muito além do que recebe. De maneira geral, nos bancos o processo da solicitação de empréstimo é bem parecido, sendo possível solicitar uma simulação no site do Banco Central. Para simular, o contratante precisa:

  • Acessar a Calculadora do cidadão, disponível no site: https://www3.bcb.gov.br/;
  • Preencher o número de meses em que pretende dividir o valor total do empréstimo;
  • Preencher o valor total do empréstimo que deseja;
  • Preencher a taxa mensal de juros ofertada pelo banco (uma tabela com as taxas cobradas pelos bancos para esse tipo de empréstimo pode ser encontrado no site do Banco Central clicando aqui);
  • Após preencher esses campos, deixando o campo “valor da prestação” sem preenchimento, basta clicar em calcular;
  • O site vai fornecer o valor final que será pago, o valor de cada prestação e quanto seria desembolsado para pagar apenas os juros.
Empréstimo Consignado INSS Simulação
Empréstimo Consignado INSS Simulação

Essa simulação também pode ser feita no site dos bancos, sendo que os valores vão variar devido as taxas de juros de cada banco, além disso no momento da escolha do banco e melhores parcelas, deve ser levado em consideração que o valor de cada parcela não pode ultrapassar 35% do salário ou benefício recebido.

Os valores de juros disponíveis na tabela do Banco Central são uma média das taxas cobradas, mas esses valores podem ser maiores ou menores dependendo do cliente.

Entenda ainda como funciona o Minha Casa Minha Vida, programa habitacional do Governo Federal e saiba como utilizar o Simulador Caixa.

Consulta Empréstimo Consignado INSS

Para realizar a consulta do Empréstimo Consignado, o beneficiário deve:

  • Acessar o site do Meu INSS e fazer login. Caso o solicitante não possua cadastro é possível criar no momento do acesso, clicando em “Cadastrar senha”;
  • No campo de busca “Do que você precisa” digitar “Extrato de Empréstimo Consignado”.
Consulta Empréstimo Consignado INSS
Consulta Empréstimo Consignado INSS

Com esses passos também é possível identificar o extrato do empréstimo, valores e outras informações importantes sobre o processo.

Deixar uma resposta