Consultar Processo Trabalhista pelo CPF

Felizmente, com o avanço da tecnologia e o acesso a informações, é possível consultar processo trabalhista pelo CPF se tornou possível. Porém, além de fazer a sua consulta utilizando o CPF, algo muito mais simples e rápido, tudo isso pode ser feito 100% pela internet, facilitando ainda mais a sua vida. 

Além disso, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) não é o único que pode ser utilizado para a realização dessa consulta, outros dados também podem ser utilizados para esta consulta. Quer entender como fazer essas solicitações sem sair de casa? Continue lendo este breve artigo. Vamos lá!

Consultar Processo Trabalhista pelo CPF
Consultar Processo Trabalhista pelo CPF

O que é um Processo Trabalhista?

Em resumo, um Processo Trabalhista nada mais é que uma ação judicial movida pelo empregado contra:

  • Empresas;
  • Empregador Doméstico;
  • Equiparadas com Empresa.

Essa ação é muito comum e pode ser utilizada por quem deseja resgatar direitos diretamente relacionados à relação de empregado e empregador.

Veja também como Consultar RG pelo CPF.

Consultar Processo Trabalhista pelo CPF

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é um Processo Trabalhista, vamos para o que realmente importa, a consulta do seu processo utilizando apenas o seu CPF.

Para isso, você não precisa de muita coisa, basta ter um computador ou smartphone em mãos e um acesso com a internet. Posteriormente, basta seguir o passo a passo abaixo.

Lembre-se, os Processos Trabalhistas podem ser consultados gratuitamente, sem taxas ou burocracia durante a consulta.

  • Passo 1: Acesse o site da Justiça do Trabalho na página de Pesquisa Processual, clicando aqui;
  • Passo 2: Ao acessar o site, você pode notar um formulário com diversas opções de consulta para você, são elas:
  • Consulta pela identificação no TST – Numeração Única
  • Consulta pela identificação no TST – Numeração Antiga
  • Consulta por Empregador(a)
  • Consulta por Advogado(a)
  • Passo 3: Nesse momento, escolha o que é mais simples para você dentre as 4 opções acima. Escolheu? Agora basta preencher os dados solicitados e clicar em “Consultar”.

AVISO: A Consulta apenas utilizando o CPF só pode ser feita para aqueles casos que já foram julgados ou que não foram cumpridos. Para isso, acesse o site da Justiça do Trabalho na página de Certidões — clicando aqui — e selecione a opção “Emitir Certidão”.

Posteriormente, basta informar o seu CPF ou CNPJ, clicar em “Não sou um robô” e por fim, clicar em “Emitir Certidão”.

Consultar Processo Trabalhista pelo Nome

Atualmente, é impossível efetuar a consulta de Processos Trabalhistas e CPF pelo nome. Hoje em dia, essa ação só pode ser feita através do nome do advogado e o número de inscrição do processo.

Entretanto, como foi citado anteriormente, com o CPF ainda é possível fazer a solicitação de consulta, porém, apenas de processos que já foram julgados ou processos que embora julgados não foram cumpridos de acordo com a decisão judicial.

Quem pode entrar com um processo trabalhista?

Hoje em dia, o Processo Trabalhista é um direito de todos, tanto para o empregado que sentiu alguma violação dos seus direitos, como para o empregador.

Ou seja, tanto o empregado, como o empregador podem dar entrada em um Processo Trabalhista, basta ir até à Vara do Trabalho mais próxima. 

Deixar uma resposta