Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Felizmente, com o avanço da tecnologia e o acesso a informações, é possível consultar processo trabalhista pelo CPF se tornou possível. Porém, além de fazer a sua consulta utilizando o CPF, algo muito mais simples e rápido, tudo isso pode ser feito 100% pela internet, facilitando ainda mais a sua vida.
Além disso, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) não é o único que pode ser utilizado para a realização dessa consulta, outros dados também podem ser utilizados para esta consulta. Quer entender como fazer essas solicitações sem sair de casa? Continue lendo este breve artigo. Vamos lá!
Conteúdo do Artigo
Em resumo, um Processo Trabalhista nada mais é que uma ação judicial movida pelo empregado contra:
Essa ação é muito comum e pode ser utilizada por quem deseja resgatar direitos diretamente relacionados à relação de empregado e empregador.
✅ Veja Também: Como Consultar RG pelo CPF.
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é um Processo Trabalhista, vamos para o que realmente importa, a consulta do seu processo utilizando apenas o seu CPF.
Para isso, você não precisa de muita coisa, basta ter um computador ou smartphone em mãos e um acesso com a internet. Posteriormente, basta seguir o passo a passo abaixo.
Lembre-se, os Processos Trabalhistas podem ser consultados gratuitamente, sem taxas ou burocracia durante a consulta.
AVISO: A Consulta apenas utilizando o CPF só pode ser feita para aqueles casos que já foram julgados ou que não foram cumpridos. Para isso, acesse o site da Justiça do Trabalho na página de Certidões — clicando aqui — e selecione a opção “Emitir Certidão”.
Posteriormente, basta informar o seu CPF ou CNPJ, clicar em “Não sou um robô” e por fim, clicar em “Emitir Certidão”.
Atualmente, é impossível efetuar a consulta de Processos Trabalhistas e CPF pelo nome. Hoje em dia, essa ação só pode ser feita através do nome do advogado e o número de inscrição do processo.
Entretanto, como foi citado anteriormente, com o CPF ainda é possível fazer a solicitação de consulta, porém, apenas de processos que já foram julgados ou processos que embora julgados não foram cumpridos de acordo com a decisão judicial.
Hoje em dia, o Processo Trabalhista é um direito de todos, tanto para o empregado que sentiu alguma violação dos seus direitos, como para o empregador.
Ou seja, tanto o empregado, como o empregador podem dar entrada em um Processo Trabalhista, basta ir até à Vara do Trabalho mais próxima.