Consultar CPF pelo Nome

O CPF é hoje um dos documentos mais importantes para uma pessoa, sendo que esse documento é obrigatório para diversas situações do dia a dia, desde a realização de uma compra simples até a realização da declaração do imposto de renda, e muitas vezes é necessário sabermos o número dele já que não é fácil assim lembrar do mesmo, por isso hoje iremos lhe mostrar como consultar CPF pelo nome.

O CPF é um documento de identificação único para cada pessoa, sendo composto por 11 dígitos. Para facilitar a busca pelo número do CPF, hoje já é possível consultar o CPF pelo nome da pessoa, o que pode ser muito útil em situações onde é necessário ter o número do CPF.

Consultar CPF pelo Nome
Consultar CPF pelo Nome

Como Consultar CPF pelo Nome

Antigamente, o CPF era emitido em um cartão físico. No entanto, atualmente o CPF vem emitido junto com outros documentos, como o RG. Em casos onde a pessoa perde o seu documento, é possível consultar o CPF usando apenas o nome.

Por questões de segurança, só é possível consultar o CPF usando o nome completo em duas situações:

  • Empresas que realizam a análise de Crédito, como por exemplo as empresas administradoras de cartão de crédito que precisa realizar uma consulta do CPF do cliente apenas com seu nome completo;
  • Qualquer pessoa física que compareça diretamente a uma unidade da Receita Federal de seu município.  Como o CPF é um dado  pessoal e único,  podendo ser usado para diversas coisas, por questões de segurança a Receita Federal só permite que a consulta seja realizada presencialmente.

Para quem deseja consultar o próprio CPF é possível realizar essa consulta diretamente em sites como Serasa onde após o cadastro é possível consultar a situação de seu CPF e o número também.

Para consultas mais aprofundadas sobre CPF é necessário realizar a compra de um serviço da Serasa, mas em casos não é necessário consultar apenas o número do CPF é possível realizar a consulta de forma gratuita.

✅ Leia ainda como saber quantos chips têm cadastrados no meu CPF e como consultar.

Consultar CPF pelo Nome da Mãe

Existem atualmente diversas soluções digitais que possuem uma base de dados que permitem que pessoas consultem CPF usando outros dados, como por exemplo o nome da mãe dessa pessoa. Uma das principais soluções digitais especializadas nesse tipo de consulta é a plataforma Credify, onde é possível realizar a consulta, bastando:

  • Acessar o site da Credify, que está disponível através do link, clicando aqui;
  • Selecionar a opção “Consultar CPF pelo nome da mãe”;
  • Siga as orientações que irão aparecer na tela.

É importante ressaltar que para realizar consultas usando essa plataforma é necessário pagar uma taxa que varia com o número de CPF consultados.

✅ Confira também como consultar CPF de terceiros, passo a passo.

Descobrir CPF Através Nome e Data de Nascimento

Quando se possui o nome completo da pessoa e também sua data de nascimento, o mais indicado é que o consultante realize uma consulta mais detalhada na Receita Federal, através do e-mail ou então indo pessoalmente até uma unidade de atendimento. Para realizar uma consulta através do e-mail é necessário:

  • Envie um e-mail para a unidade da Receita Federal de sua região (consulte os endereços de e-mail através do site, clicando aqui;
  • Siga as orientações para o e-mail aceito por cada unidade de atendimento, informando o nome e data de nascimento do titular do CPF que deseja consultar.
5/5 - (1 vote)

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124