Como Cancelar um Pix

Você já sabe Como Cancelar um Pix? O Pix é uma recente modalidade de pagamento online, mas que já vem se tornando muito frequente entre as pessoas, sendo que atualmente dezenas de estabelecimentos já aceitam essa modalidade de pagamento, sendo possível usar o Pix para pagar em supermercados e até mesmo contas. A preferência do Pix como forma de pagamento é porque ao usar o Pix, o dinheiro de transferência cai na conta de destino em até um minuto.

Embora toda a rapidez do Pix seja algo muito bom, por algum erro de digitação ou descuido, é possível realizar um Pix para um destinatário errado ou então com um valor errado. No entanto, é possível cancelar um Pix realizado em algumas situações, sendo que cada banco possui sua forma de cancelamento para Pix, mas é possível cancelar de forma simples e rápida, evitando prejuízos.

Como Cancelar um Pix
Como Cancelar um Pix

Como recuperar um Pix errado

De forma geral é possível recuperar um Pix errado entrando em contato com quem recebeu o Pix por engano, solicitando o estorno do dinheiro.

O Banco Central orienta a procurar quem recebeu o Pix por engano pois há a opção de estonar o Pix sem pagar nenhuma taxa por isso, independente do banco.

✅ Descubra Também: Qual o Limite PIX de transferências.

Quando é possível estornar um Pix

É possível receber o estorno do Pix de diversas formas, como por exemplo:

  • Quando uma fraude com o Pix é comprovada, onde o cliente consegue comprovar que sofreu um golpe;
  • Quando o destinatário que recebeu o Pix errado estorna o valor.

No entanto, não há uma forma oficial de solicitar o estorno de um Pix, e caso o cliente não conheça quem recebeu o Pix por engano pode tentar entrar em contato com a instituição bancária que usou para realizar o Pix.

Como cancelar um Pix errado

A única forma de cancelar um Pix é antes de concluir a transferência. Por ser uma transferência rápida, o dinheiro cai na conta de destino em menos de um minuto. O Banco Central orienta que antes de concluir a transferência através do Pix o cliente confira as informações como:

  • Chave Pix (que pode ser um e-mail, telefone, CPF, CNPJ ou chave aleatória);
  • Nome do destinatário ou do estabelecimento de destino da transferência ou pagamento;
  • Valor que será enviado para a conta de destino.

Antes de qualquer transferência é necessário verificar esses dados, principalmente antes de realizar um Pix. Além disso, antes de um Pix ser concluído é preciso inserir a senha, dando mais uma chance para que o cliente verifique se inseriu os dados do Pix corretamente.

✅ Saiba: Como depositar dinheiro no Nubank.

É crime não estornar um Pix errado?

Receber um Pix errado e não estornar o valor integralmente é considerado por alguns especialistas como uma forma de contravenção penal, se encaixando no art. 169 do Código Penal “apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza”.

Por isso, caso realize um Pix errado e não receba o estorno é possível entrar em contato com um advogado dependendo da situação e do quanto ela te prejudicou.

5/5 - (3 votes)

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124