CFOP: O que é, Para que serve,Como Aplicar, Tabela CFOP

A CFOP nada mais é que uma sigla para o Código Fiscal de Operações e Prestações. O mesmo define o pagamento dos impostos em cima das mercadorias transportadas e recebidas em sua empresa. Tal código do CFOP possui uma sequência numérica de 4 dígitos, que ajuda a identificar a circulação de produtos.

Além de também a prestação de serviço em todo o Brasil, como também no exterior. Pensando nisso, separamos, assim, algumas dicas e informações importantes para você. Principalmente explicando mais a fundo o que é o CFOP, e, decerto, qual a sua funcionalidade. Basta ficar atento aos parágrafos abaixo, neste texto.

CFOP
CFOP

O que é CFOP?

Basicamente, o CFOP é um código que identifica uma operação por categorias, na hora de gerar uma nota fiscal. E dependendo de qual for este código, será estipulada a tributação em cima do produto. Vale a pena lembrar que os tipos diferentes de códigos separam as notas fiscais por região, e também natureza da operação.

O mesmo possui quatro dígitos, e cada número possui um significado diferente. Como por exemplo, o primeiro número se refere ao tipo de operação, se ela é dentro do estado, ou fora. Se for dentro, começará com 1, se for fora, com o número 2.

✅ Saiba também como imprimir CPF, já que a Receita não emite mais o cartão magnético desde 2012.

Para que serve o CFOP?

O CFOP serve para ajudar o governo a verificar as tributações dos produtos que são comercializados no país. Sejam eles por meio, principalmente, da importação, ou até mesmo da exportação. Deste modo, há um controle maior sobre o tipo de produtos que o Brasil consome e também exporta para fora do país.

Sem falar que existem muitas pessoas que ainda conseguem esquemas fraudulentos para não pagar taxas. É uma questão de regularização.

✅ Descubra também qual o significado do código Saque DEP COD 50 que pode aparecer na sua consulta ao Fundo de Garantia.

Como aplicar o código

Já que existem pouco mais de 500 códigos diferentes, é necessário consultar a sua tabela CFOP. Até porque, deste modo, você saberá como aplicar corretamente um código.

Mas, já podemos adiantar algumas coisas para você. Como por exemplo, os primeiros dígitos. O número 1 significa que uma mercadoria está entrando dentro do estado, enquanto o 5, saindo. O 3 corresponde a entrada internacional, enquanto o 7, a saída.

Tabela CFOP

A tabela CFOP nada mais é do que uma lista de códigos, que foi publicada pelo governo federal. A mesma serve para ser utilizada pelos contribuintes, em seus documentos fiscais.

Tal tabela é dividida em entrada e saída, sendo que entrada corresponde a chegada de alguma mercadoria. Enquanto que a saída, é quando um produto está deixando seu local de origem. Todos estes casos são identificados ainda no primeiro dígito do código.

Tabela CFOP
Tabela CFOP

✅ Confira também nosso glossário financeiro, e descubra como calcular despesas e qual a definição desse termo.

CFOP de entrada

Segue abaixo os códigos do CFOP de entrada:

  1. Digito inicial 1: entrada do estado, para quem recebe algo vendido dentro do próprio estado
  2. Digito inicial 2: Para quando há diferença entre quem envia e quem recebe, em estados diferentes
  3. Digito inicial 3: Para quando há serviços ou produtos adquiridos do exterior

Código Fiscal de Operações e Prestações de saída

Segue abaixo os códigos do CFOP de saída:

  1. Digito inicial 5: saída do estado, para quando alguém envia algo para dentro do próprio estado
  2. Digito inicial 6: quem emite o documento está enviando o produto de fora do estado do recebedor
  3. Digito inicial 7: a empresa que emite a nota está enviando algo para o exterior

Deixar uma resposta