Bacen Reclamação: Como Fazer, Quando Reclamar, Vantagens

O Banco Central é o órgão responsável pela administração e fiscalização de todas as instituições bancárias do país, desde os bancos convencionais até mesmo os bancos digitais. Ele é o responsável por fiscalizar as taxas e os serviços prestados pelos bancos. Se o cliente tiver algum problema com algum banco, pode realizar uma Bacen Reclamação através do site do Banco Central para que o órgão possa tomar as providências necessárias e possa melhorar as ações de fiscalização.

A Bacen Reclamação também pode ser registrada através do telefone de atendimento ao cliente do Banco Central, que é exclusivo para reclamações sobre instituições financeiras.

Bacen Reclamação
Bacen Reclamação

Bacen Reclamação

As reclamações realizadas para o Banco Central – Bacen são feitas através do site do Banco Central, e podem ser feitas quando o cliente teve um problema com o banco e não conseguiu atendimento ou uma resolução para seu problema.

Embora o Banco Central não possa interferir nas soluções propostas pelo banco, as reclamações auxiliam na fiscalização e interferem no ranking de reclamações de instituições financeiras. Conheça também o Ipanema Credit Management e também descubra qual o Banco Código 104.

Quando fazer uma reclamação no Banco Central?

Se você teve algum problema com o seu banco, como a cobrança de uma taxa sem o seu consentimento, pode realizar uma reclamação no Banco Central.

O Banco Central não poderá resolver o seu problema, mas enviará sua reclamação para a instituição financeira que receberá a reclamação e terá um período de dez dias para se retratar e propor uma nova solução. Por isso, o Banco Central recomenda que antes de uma reclamação, o cliente tente negociar com o próprio banco.

Vantagens da Bacen Reclamação

Embora realizar uma reclamação não garanta a resolução do problema, ela pode fazer com que a instituição financeira dê mais atenção para o seu problema e proponha uma nova solução, para que seu índice no ranking de bancos não caia.

Como Fazer uma Reclamação no Banco Central

Para realizar uma reclamação no Banco Central é necessário que o cliente:

  • Acesse o site de reclamações do Banco Central, que está disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao;
  • Selecione a opção “Registrar reclamação” para realizar uma reclamação identificada, para que o banco possa entrar em contato com você ou então “Reclamação anônima” para que sua reclamação não seja identificada;
  • Ao selecionar a opção “Registrar reclamação” é necessário realizar o login em sua conta Gov.com (caso não possua uma conta cadastrada é necessário realizar o cadastro nessa mesma página);
  • Realize sua reclamação, explicando a situação ocorrida.

O Banco Central entrará em contato com o cliente em um período de dez dias. Conheça também a empresa de crédito Realize Soluções Financeira e também o banco GMAC de financiamento automotivo.

Bacen Reclamação – O que é necessário para Reclamar?

Para realizar uma reclamação no Banco Central é necessário que o cliente:

  • Tenha uma conta cadastrada no Gov.com ou no Registrato;
  • Tenha um CPF válido;
  • Tenha um endereço de e-mail válido.

Telefone Bacen Reclamação – Ouvidoria

Para entrar em contato com o Banco Central através do telefone é necessário ligar para o número 145, que funciona de segunda a sexta, das 08h às 20h. Através desse telefone o cliente pode realizar sua reclamação diretamente com um atendente do Banco Central, tornando o atendimento mais simples.

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