Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Imprimir CPF: Como Imprimir Pela Internet, Sem Declarar IR

Caso você precise, é possível imprimir CPF 2ª via online. Esse documento não é mais impresso em um cartão azul pela Receita Federal. Antes havia um trâmite trabalhoso para ter o seu CPF.

Hoje, porém, você pode simplesmente fazer isso através do seu computador, usando um acesso à internet para tal. Ao solicitar a nova via você mesmo poderá fazer a impressão em sua residência.

Imprimir CPF
Imprimir CPF

✅ Ainda em relação a documentos veja como realizar a Consulta RG Online.

Como imprimir CPF pela internet?

O passo a passo para isso é bem simples. Veja só o que você precisa fazer para obter a sua 2° via online e imprimir CPF sem sair de casa:

  • Primeiro, acesse o site da Receita federal clicando aqui.
  • Em seguida preencha todos os campos com os dados solicitados. As informações devem estar corretas para que o seu CPF seja localizado pelo sistema.
Como imprimir CPF pela internet
Como imprimir CPF pela internet

Feito isso será gerada a nova via do seu CPF. Basta fazer a impressão para ter o documento. No entanto, lembre-se de plastificá-lo para que dure mais tempo, não amasse ou rasgue.

Como imprimir CPF sem declarar IR?

Se você não declara Imposto de Renda, o processo é bem simples. Veja a seguir como conseguir imprimir CPF nesse caso:

  • Acesse o site da Receita federal clicando aqui;
  • Preencha todos os campos conforme informações solicitadas pelo sistema. Você deverá informar o número de seu CPF, o mesmo que deseja solicitar segunda via. Além disso, deve informar:
  • Data e nascimento;
  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Número do título de eleitor.
  • Com todos os campos preenchidos corretamente clique em “enviar”.
Como imprimir CPF sem declarar IR
Como imprimir CPF sem declarar IR

O seu CPF aparecerá na tela. Basta conferir se os dados estão corretos e, se sim, realize a impressão do documento. O próprio site da Receita federal oferece algumas dicas para uma melhor impressão.

Veja também: Atualizar Boleto Sicredi CPFL 2ª Via Fatura Riachuelo Light 2ª Via.

Imprimir 2° via CPF para quem declara IR

Para quem faz a declaração de IR o processo é um pouco diferente. Nesse caso, você deve acessar o portal eCAC, também da Receita Federal. Para ter acesso ao portal e imprimir CPF você precisa de um código de acesso.

  • Acesse o site da Receita federal clicando aqui.
  • Preencha o campo solicitando o CPF;
  • Preencha a data de nascimento;
  • Preencha o código de confirmação e avance.

Feito isso, é hora de informar os números dos seus dois últimos recibos de IR. Você também deverá criar uma senha de acesso. A próxima etapa é clicar em “gerar código”.

Esse código de acesso terá validade de apenas 24 horas. Esse é um método de segurança criado pela receita federal para impedir fraudes e roubos de dados.

Por isso, caso você não imprima o CPF dentro desse prazo será necessário repetir os passos anteriores para emitir um novo código de acesso.

  • Com o código em mãos, acesse o eCAC clicando aqui.
  • Informe o seu CPF e o código gerado anteriormente;
  • Informe a senha criada e prossiga.
Imprimir 2° via CPF para quem declara IR
Imprimir 2° via CPF para quem declara IR

Feito isso você estará dentro do eCAC. Clique em “cadastros” e em seguida em “comprovante de inscrição no CPF”. Dessa forma o seu comprovante será gerado rapidamente.

Você poderá então realizar a impressão do CPF para usar quando for solicitado. Conforme dito anteriormente, plastifique o documento para que ele tenha maior durabilidade.

5/5 - (12 votes)
Angela Carol
Angela Carol

Especialista em finanças, Angela é formada em administração de empresas, pela PUC-SP. Com especialização em Economia e Finanças, dedica parte do seu tempo a sua paixão, de informar e trazer conhecimento a população sobre como gerir seus ganhos.

Artigos: 701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *