Consulta RG online: Como Consultar Online, Consulta pelo CPF

Você sabia que pode realizar a consulta RG online? Esse é um jeito prático e rápido para ter acesso a um documento que é extremamente importante no Brasil. O RG também pode ser conhecido como cédula de identidade, carteira de identidade ou simplesmente identidade. Se trata de um documento nacional para identificação de pessoas físicas – não tendo equivalência para empresas.

O RG é tão importante que pode ser emitido por pessoas de qualquer idade, incluído crianças e até recém-nascidos. O documento contém um número que é a sua identificação. Esse número, uma vez gerado, não poderá ser alterado nem repetido.

Esse documento também traz a sua assinatura e, para o caso de pessoas analfabetas e/ou incapazes de assinar é possível apenas coletar apenas as digitais (que também está presente em qualquer RG.

Consulta RG online
Consulta RG online

✅ Conheça ainda o Cartão Blubank.

Como Consultar RG online

Sendo esse um documento tão importante, quem perde ou precisa acessar rapidamente os dados pode fazer uma consulta online. Para consultar RG online você precisa seguir alguns passos simples.

  • Acesse o site MEU INSS clicando aqui;
  • Faça o login no site usando o botão “entrar” – para isso você deverá fornecer o seu CPF.
  • Caso você ainda não tenha os dados de acesso precisará fazer um cadastro. Nesse caso, clique em “cadastre uma senha” e então você poderá seguir os passos incluindo os dados solicitados.
  • Uma vez que você acesse o sistema, basta procurar pela área de “dados”. Nela você encontrará todas as informações pessoais cadastradas, inclusive o RG.
Como Consultar RG online
Como Consultar RG online+

Saiba Como: Imprimir CPFAtualizar Boleto Sicredi.

Quais Documentos São Necessários Para Consulta RG?

Como dito anteriormente, para ter acesso às suas informações pessoais a partir do site do INSS você precisa fornecer um dado crucial, que é o número do seu CPF. O CPF, por sua vez, é um documento de cadastro de Pessoa Física. Além desse, é importante ter em mãos os seguintes documentos:

  • Carteira(s) de Trabalho da Previdência Social (CTPS);
  • e/ou Guias de Recolhimento à Previdência Social (GPS).

Isso porque pode ser que por uma questão de segurança o site do INSS faça algumas perguntas sobre sua vida de contribuinte.

Essas perguntas podem incluir o ano em que você trabalhou em determinada empresa ou os anos de contribuição entre outras. Data de nascimento, nome, e-mail, celular e o nome da mãe são outros dados que podem ser solicitados em um primeiro acesso.

Como Realizar a Consulta RG Online pelo CPF

Porém, o dado mais importante de se ter em mãos quando você quiser realizar a consulta RG online é o CPF. Podemos dizer que esses são dois dos documentos mais importantes para um cidadão brasileiro.

Somente no site Meu INSS, da Previdência Social, é que você pode ter acesso ao número do seu RG pela internet. Para isso será preciso fornecer alguns dados que garantem que quem está acessando as informações é realmente você.

Pode parecer trabalhoso, mas essas são medidas essenciais de segurança que impede que seus dados pessoais sejam roubados por pessoas mal intencionadas. Por isso, na hora de consultar RG online tenha seu CPF em mãos.

Deixar uma resposta