Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Segunda Via Cartão Cidadão

O Cartão do Cidadão nada mais é que um programa criado pelo governo federal brasileiro. O mesmo é emitido pela Caixa Econômica Federal com um único propósito: Facilitar a vida do trabalhador brasileiro, permitindo seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas é seu principal objetivo. Entretanto, muitos brasileiros não sabem como emitir a segunda via cartão cidadão, por isso, vamos explicar a seguir.

Até porque, todos que foram cadastrados podem utilizar o cartão para sacar seus benefícios em qualquer canal de atendimento da Caixa. Pensando assim, separamos para você, neste artigo, algumas dicas sobre o projeto, e outras boas informações do mesmo. E, principalmente, sobre como retirar sua segunda via cartão cidadão, caso tenha perdido o seu.

Segunda Via Cartão Cidadão
Segunda Via Cartão Cidadão

Como pedir segunda via do Cartão Cidadão

A Caixa Econômica Federal e o governo do Brasil disponibilizam diversos caminhos para retirar sua segunda via Cartão Cidadão.

Você poderá entrar em contato com eles, primeiramente, por meio de uma agência da instituição financeira. Para tal, lembre-se de levar os documentos que são exigidos. Estes são:

  • Um documento de identidade com foto (RG ou CNH)
  • carteira de trabalho
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Caso não queira se locomover ou resolver isso presencialmente, ainda há outro método disponível.

No caso, você poderá fazer um contato telefônico com a Caixa. Lembrando que o procedimento, tanto para a primeira quanto para outras vias, é totalmente gratuito.

Como tirar segunda via do Cartão Cidadão pela internet

Caso você queira retirar sua segunda via Cartão Cidadão pela internet, ou por aplicativo, saiba que isso não é possível. Infelizmente, tanto a Caixa Econômica Federal, quanto o governo do Brasil, não disponibilizam este caminho.

Os únicos dois métodos conhecidos, que você poderá fazer, é, se dirigir até uma agência da instituição financeira, ou então, fazendo o contato com eles por meio de seu telefone. Lembrando que o atendimento, neste caso, para ambas alternativas, vai das 10h às 18h, apenas de segunda-feira à sexta-feira.

Portanto, não acredite em nenhum outro site ou instituição que te ofereça tal serviço. Fique atento para não cair em sites fraudulentos, que podem lhe roubar seus dados pessoais.

Como solicitar segunda via do cartão cidadão pelo telefone

Agora para retirar sua segunda via Cartão Cidadão por meio do telefone, saiba que isso sim é possível. No caso, você tem que respeitar, primeiramente, o horário de atendimento da central que a Caixa Econômica Federal disponibilizou para seus clientes.

O número é o 0800-726-0207, para retirar sua segunda via Cartão Cidadão. E não se preocupe, pois, a ligação é totalmente gratuita, assim como todo o procedimento em si.

A mesma vai atender apenas em dias de semana, em horário comercial. Ou seja, das 10h às 18h, de segunda-feira à sexta-feira. Agora para efetuar, de fato, o contato, basta ligar no 0800 exclusivo deles.

Atenção: Vale a pena lembrar que, tanto para a solicitação da 1ª, como da 2ª via do cartão, é necessário informar apenas um documento. Você será requisitado em linha, pelo atendimento eletrônico, os números de seu PIS/PASEP. Portanto, tenha eles em mãos.

Caso não saiba o seu, poderá consultar o mesmo por meio de sua carteira de trabalho. Geralmente, eles costumam ficar lá. Se não for o seu caso, pode pesquisar tal número também no site da Caixa Econômica Federal. Então, sempre tenha esta informação em mãos.

5/5 - (16 votes)
Angela Carol
Angela Carol

Especialista em finanças, Angela é formada em administração de empresas, pela PUC-SP. Com especialização em Economia e Finanças, dedica parte do seu tempo a sua paixão, de informar e trazer conhecimento a população sobre como gerir seus ganhos.

Artigos: 701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *