Consulta CNPJ pelo CPF

O CNPJ é como se fosse o CPF de uma empresa, servindo para fins burocráticos. Com ele é possível realizar diversos serviços e consultas, muito importante tanto para outras empresas quanto para clientes. Para consultar o CNPJ de uma empresa é possível utilizar o CPF do responsável da empresa. A consulta CNPJ pelo CPF pode ser feita em casos de Microempreendedor Individual – MEI.

A consulta do CNPJ também pode ser feita através da Receita Federal, mas nesse caso é necessário comparecer pessoalmente até a Receita Federal, pois trata-se de uma informação muito sigilosa e importante. A consulta através do site da Receita Federal usando o CPF associado ao CNPJ daquela empresa é usada em casos de consultas de grandes empresas, e não de microempreendedores individuais.

Consulta MEI pelo CPF
Consulta MEI pelo CPF

Por que Fazer a Consulta CNPJ pelo CPF?

Nem sempre é possível encontrar o CNPJ de uma empresa de forma simples na internet. No entanto, é possível realizar a consulta do CNPJ usando o CPF, facilitando assim a consulta.

Essa consulta pode ser importante para outras empresas e também para instituições financeiras, como bancos, em casos por exemplo onde o microempreendedor individual solicita um empréstimo e o banco precisa realizar uma consulta de crédito através do CNPJ.

Consulta CNPJ pelo CPF Grátis

Uma forma simples de se consultar um CNPJ usando apenas o CPF é pelo site, usando apenas o CPF e a data de nascimento associada com o CNPJ. Para realizar a consulta do CNPJ de um Microempreendedor Individual, utilizando apenas o CPF desse empreendedor é necessário que a pessoa que deseja consultar o CNPJ:

  • Acesse o site do Portal do Empreendedor, que está disponível em: www.portaldoempreendedor.gov.br;
  • No canto superior direito, selecione a opção “Serviços”;
  • Selecione a opção “Emita seu comprovante de MEI”;
  • Selecione a opção “Comprovante de MEI”;
  • Informe o número do CPF e a data de nascimento do microempreendedor.

O número do CNPJ do MEI aparecerá na tela de consulta.

Consulta CNPJ pelo CPF na Receita Federal

Outra forma possível de consultar o  CNPJ usando apenas o CPF é através da Receita Federal. A Receita Federal fornece a informação do CNPJ associado a um CPF apenas pessoalmente, por conta do sigilo dessa informação. Para consultar o CNPJ através do CPF é necessário que a pessoa que deseja consultar o CNPJ:

  • Compareça até a unidade da Receita Federal mais próxima de sua residência;
  • Informe para o atendente que deseja consultar o CNPJ associado a um CPF;
  • Informe o CPF que deseja consultar.

Essa opção serve também para outras empresas e não apenas para microempreendedores individuais. Aproveite também para descobrir como consultar a 2ª via do Boleto Demillus e ainda como consultar a sua fatura Cassol.

Quando é possível Consultar CNPJ pelo CPF?

É possível consultar o CNPJ associado a um CPF quando:

  • Trata-se de uma instituição financeira que concederá um empréstimo futuro para a empresa, sendo necessária a consulta de crédito pelo CNPJ nesse caso;
  • Trata-se da consulta do CNPJ de um MEI, independentemente do motivo da consulta.

Em casos de consultas específicas é necessário comparecer até uma unidade da Receita Federal de sua cidade.

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124