O cartão cidadão é bastante importante para quem recebe benefícios da caixa econômica federal, já que por ele o beneficiário consegue sacar o seguro-desemprego, rendimentos do fundo PIS 2021, abono salarial, entre outros.
Sem mencionar que tendo o cartão em mãos o cidadão consegue consultar o saldo disponível em sua conta num caixa eletrônico e realizar outras operações que fazem toda a diferença no cotidiano do cidadão.
Conteúdo do Artigo
Como Fazer Cartão Cidadão
O requisito do cartão cidadão deve ser iniciado pessoalmente pelo seu titular, e o processo que permite a obtenção do mesmo é super simples. Para começar você precisa ligar para a central de atendimento da Caixa ao Cidadão pelo número 0800-726-0207 e depois informar todos os dados que são solicitados.
Para não ter complicações nesse processo, você terá que ter em mãos os documentos que são apresentados abaixo:
- Registro Geral (RH) ou Carteira Nacional de Habilitações (CNH);
- Comprovante de Residencia;
- Número de Inscrição do Trabalhador (NIS) ou NIS ou PIS/PASEP.
Depois da apresentação do pedido por telefone, agora basta aguardar pelo envio do documento ao endereço informando na solicitação dentro de 15 dias. Também é possível levantar o cartão em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
✅ Leia Também: Cartão cidadão cancelado quais os principais motivos.
Consulta Saldo Cartão Cidadão
Quando o beneficio entra na conta do cidadão, o titular da conta consegue saber qual é a sua quantia consultado o saldo do cartão por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal. Siga as etapas apresentadas abaixo para conhecer o saldo:
- Entre no site oficial da Caixa Econômica Federal por este link – https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br;
- Na próxima tela será preciso informar o seu e-mail e senha. Se ainda não tiver uma conta cadastrada será preciso criar uma informando o seu CPF e o número do NIS;
- Assim que tiver feito o login e com acesso a área restrita do usuário, siga em frente acessando a aba <<FGTS>> para consultar o saldo do <<Saque Emergencial FGTS>> e <<Extrato>>;
- Siga as instruções apresentadas para conferir as informaçoes relacionadas ao PIS e outros benefícios que forem exibidos em seguida.
Além desse meio de verificar o saldo do cartão, o interessado também pode ligar diretamente para o telefone da Caixa pelo número 0800-726-0207 durante o horário de atendimento, que é das 10h às 18h.
Como Recuperar Senha
Quem esqueceu a senha do cartão cidadão não precisa ficar desesperado, uma vez que a caixa possibilita a recuperação da mesma numa das agências de atendimento do banco.
De modo a não enfrentar dificuldades na hora de ter a sua senha renovada, você precisa ter em mãos os documentos abaixo:
- Registo Geral (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Cartão Cidadão;
- Termo de Responsabilidade.
Como tirar 2 Via
Mesmo em caso de perda do cartão cidadão, o interessado consegue retirar uma 2a via do cartão cidadão. A emissão da nova via deve ser feita diretamente numa das agências da caixa econômica federal, uma vez que o pedido não é possível através da internet.
Para ter a nova versão do cartão é necessário ter em mãos um documento de identificação como carteira de identidade, carteira nacional, identidade militar ou passaporte.