Estorno Cartão de Crédito

O cartão de crédito é considerado hoje como uma das opções mais seguras de pagamento, pois é aceito em sites, estabelecimentos físicos, e em casos de fraudes ou roubos é possível solicitar o estorno do cartão de crédito, uma medida de segurança que dificilmente se consegue utilizando o cartão de débito.

Estorno Cartão de Crédito

O que é?

Quando o titular do cartão recebe a fatura de seu cartão de crédito, ele encontra detalhado todos os lançamentos daquele período referente a fatura, para que possa ter maior controle financeiro.

Caso ele identifique algum gasto indevido, como em casos de clonagem do cartão por exemplo, o titular da conta pode entrar em contato com a administradora do cartão e solicitar o estorno do cartão de crédito, para que receba seu dinheiro de volta.

Como funciona o estorno do cartão de crédito?

Ao solicitar o reembolso desse valor no cartão de crédito, o valor não é debitado em forma de dinheiro diretamente para o titular do cartão. Esse valor é cancelado da fatura ou então estornado em uma próxima fatura, dependendo da administradora do cartão.

Existem casos em que compras parceladas são canceladas, por exemplo, e o valor integral da compra é estornado para a conta do cliente, mas as parcelas não são eliminadas da fatura.

Existem também situações onde o estorno é solicitado e dessa forma a compra é cancelada no cartão de crédito.

Entretanto, é importante ter em mente que esse processo não é imediato, e pode demorar alguns meses para ocorrer, dependendo do valor que deve ser estornado e da administradora do cartão.

Prazo para Estorno Cartão de Crédito

O prazo para o reembolso no cartão de crédito varia muito, conforme citamos anteriormente. Entretanto, o valor que deve ser estornado aparece de uma a três faturas após a solicitação.

Por exemplo, se você solicitou o estorno de um valor da fatura de janeiro, esse valor pode ser recebido na fatura de fevereiro ou então na de abril, dependendo da bandeira do cartão de crédito e do tipo.

Todos esses prazos exatos podem ser consultados no contrato de seu cartão ou na central de atendimento de seu cartão (o número se encontra no verso do cartão de crédito).

Como fazer o Estorno Cartão de Crédito

Para solicitar o estorno é simples, basta que o titular do cartão:

  • Entre em contato com a administradora de seu cartão de crédito e informe que deseja solicitar o procedimento;
  • Informe os dados para o atendente e qual a compra que deseja estornar;
  • Informe o motivo e siga as orientações dadas pelo atendente.

Também é possível solicitar pelo aplicativo de seu banco, abrindo a fatura e selecionando qual a compra que deseja estornar. Existem cartões, como o cartão Nubank, que exigem um anexo que informe o motivo do estorno, como boletim de ocorrência de perda do cartão, comprovação de duplicidade da compra e similares.

Como Funciona o Estorno Parcelado?

Ao realizar compras parceladas o estorno pode ocorrer de duas formas:

  • O valor integral da compra é estornado, e o titular do cartão deve solicitar o adiantamento das parcelas;
  • O valor das parcelas é excluído das próximas faturas, e caso haja parcelas já pagas elas são devolvidas em forma de crédito.

Como Aparece o Estorno Cartão no Crédito?

O estorno no cartão aparece em forma de crédito, geralmente com um sinal em verde (ao abrir no aplicativo) ou com um sinal negativo “ – ” (ao abrir na fatura em PDF ou impressa).

Esse valor vem identificado com a palavra crédito, e é importante conferir se o valor estornado está correto.

5/5 - (1 vote)

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124