Situação Cadastral CPF: Como emitir Comprovante? (Confira)

Situação Cadastral CPF – O Comprovante de Pessoa Física (CPF) é um documento obrigatório para todo cidadão brasileiro (nascido ou naturalizado) ou que mora regularmente no Brasil e essencial em diversos serviços do nosso dia a dia, como compras, para ter um cartão de crédito e até mesmo para ter um número de celular. Ter a Situação Cadastral CPF irregular, chamado de CPF inválido, pode dificultar o dia a dia da pessoa, e gerar grandes dores de cabeça.

Para evitar que o CPF seja cancelado, é importante tomar alguns cuidados e se atentar a algumas situações que podem invalidar o seu CPF, como votar ou justificar nas eleições, por exemplo.

O CPF precisa estar em situação regular também para o cadastro em programas sociais do governo, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial. Caso o CPF não esteja em situação regular, não é possível se cadastrar nesses programas sociais.

Situação Cadastral do CPF
Situação Cadastral do CPF

 

Nesses casos, antes de solicitar a regularização do CPF, é interessante realizar uma consulta da situação cadastral do CPF, para que seja averiguado se é o CPF que está em situação irregular ou se é algum dado que foi cadastrado incorretamente, como um número que foi digitado incorretamente.

✅ Fique ligado também:

Situação Cadastral CPF

É possível realizar a consulta da situação do CPF através do site da Receita Federal. Essa situação pode ser útil para consultar se o seu CPF na Receita Federal foi cancelado e precisa ser regularizado (processo que também é feito através do site da Receita Federal).

Após essa consulta também é possível emitir uma declaração de que seu CPF está em situação regular, declaração essa que pode ser exigida por alguns serviços ou em alguns cadastros.

Comprovante de Situação Cadastral no CPF

Para consultar e emitir a declaração de sua situação do CPF é necessário ter em mãos o número do CPF. Para realizar essa consulta de situação cadastral, é necessário que o cidadão:

  • Acesse o site da Receita Federal, disponível em: servicos.receita.fazenda.gov.br;
  • Informe o número do CPF que deseja consultar (por se tratar de uma consulta pública, é possível consultar o CPF de outras pessoas também, desde que você possua o número do CPF que deseja consultar e a data de nascimento do indivíduo);
  • Informe a data de nascimento;
  • Selecione a opção “Não sou um robô”;
  • Selecione a opção “Consultar”.
  • Caso o CPF esteja em situação regular, essa mensagem aparecerá na tela. Caso o CPF esteja em situação inválida (cancelado), essa mensagem também aparecerá na tela, e o indivíduo deve realizar a atualização cadastral.
  • Selecione a opção para emitir essa declaração de situação cadastral, caso precise desse documento.

Como citamos anteriormente, trata-se de uma página de consulta pública de situação cadastral do CPF, e qualquer pessoa pode consultar a situação do CPF de outras pessoas, desde que tenha em mãos o CPF e a data de nascimento da pessoa.

No entanto, é necessário lembrar que essa consulta mostra apenas a situação do CPF, e não informa rendimentos bancários, dados pessoais e outras informações que não devem ser divulgadas publicamente.

Deixar uma resposta