Regularizar CPF: Onde Regularizar, Como Regularizar (Receita)

Você sabe como regularizar CPF? Embora muitas pessoas não saibam, ter o Cadastro Nacional da Pessoa Física (CPF) regularizado, é fundamental. Pois, de modo geral, ele estar “Regularizado” significa que você não possui nada de errado em seu nome.

Em outras palavras, você não está com o seu nome sujo. Todavia, se este não é o seu caso, abaixo você vai aprender como regularizar o seu CPF e claro, o que você precisa para efetuar a regularização. Vamos lá!

Regularizar CPF
Regularizar CPF

Receita Federal Regularizar CPF

Atualmente, a própria Receita Federal – órgão responsável pelo CPF – fornece meios para você regularizar o seu CPF. Além disso, é importante saber que existem diversos motivos para o seu documento não estar regularizado.

Entre os principais motivos, a inadimplência e possíveis erros na declaração do imposto de renda são os mais comuns. No entanto, são problemas que são fáceis de se resolver. Mas, é importante ficar atento, pois, deixar esse problema de lado e procrastinar o mesmo pode gerar problemas maiores, como o cancelamento do seu CPF, por exemplo.

Veja todas as categorias de CPF Irregular agora mesmo:

  • Suspenso;
  • Cancelado;
  • Nulo;
  • CPF de titular falecido;
  • Pendente de regularização.

✅ Confira também como funciona:

Onde Regularizar CPF

Independente da situação do seu CPF, seja ele cancelado ou mesmo nulo, o ideal é que você vá presencialmente até uma sede da Receita Federal. Porém, hoje em dia, é possível efetuar algumas regularizações através da internet.

Para isso, o primeiro passo é saber qual é a irregularidade presente no documento. Posteriormente, basta seguir o passo a passo no tópico seguinte.

O que precisa para regularizar CPF?

Como foi citado anteriormente, o ideal é que você saiba o motivo do seu CPF estar irregular.

No site da Receita Federal eles disponibilizam uma lista de perguntas e respostas que podem sanar todas as suas dúvidas quanto a isso: Site Receita Federal.

Ao acessar o site, você vai se deparar com uma lista de 45 perguntas, todas elas referentes exclusivamente ao CPF, da inscrição, até a regularização.

Como Regularizar o CPF

Após identificar o problema com o seu Cadastro da Pessoa Física (CPF), está na hora de regularizar o seu documento. Até porque, o CPF é fundamental para funções básicas da vida de um cidadão brasileiro.

A fim de facilitar e acelerar todo o procedimento, abaixo desenvolvemos um passo a passo completo de como regularizar o CPF:

  • Acesse o site da Receita Federal, clicando aqui;
  • Assim que acessar o site, você será redirecionado para a página “Pedido de Regularização CPF”.
  • Agora, basta preencher todos os dados solicitados;
  • Por fim, assim que preencher o verificar todos os dados, clique em “Enviar”.

 Quanto tempo demora para regularizar o CPF na Receita Federal

Assim que você começar a regularizar a situação, a situação cadastral do seu documento será atualizada em poucos dias úteis.

Entretanto, é importante ficar atento, pois, de modo geral, após ter uma notificação da Receita Federal, você tem um prazo de 90 dias úteis para resolver se informar e resolver o problema.

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124