Recibo de Pagamento

Sempre que uma venda, compra ou prestação de serviço é realizada, é importante que se tenha um recibo de pagamento, como uma prova de pagamento para quem paga. Esse recibo de pagamento é essencial para quem é MEI, mas pode ser feito em situações do dia a dia.

Atualmente, para facilitar o dia a dia de quem precisa emitir recibos de pagamento, há geradores de recibos online, onde basta inserir os dados da compra e o recibo sai completo. No entanto, é possível criar de forma simples um recibo de pagamento com a mesma validade legal de recibos de pagamentos gerados em sites.

Recibo de Pagamento

Recibo de Pagamento – o que é?

Um recibo de pagamento é um documento extremamente importante, cuja finalidade principal é comprovar que uma dívida foi paga, sendo de forma geral uma garantia para o pagador de que aquele valor foi realmente pago.

Esse recibo pode ser usado em diversas situações, como quando a pessoa precisa declarar a origem de determinado pagamento recebido ou então alegar que pagou por algo.

Um recibo pode ser feito manualmente, apenas preenchendo alguns campos de identificação ou então ser totalmente digitalizado e apenas assinado pelas duas partes envolvidas no acordo.

Acompanhe também como tirar como imprimir o CRLV do seu veículo.

Como fazer um recibo de pagamento

Mesmo sendo extremamente importante, um recibo pode ser feito de forma simples e rápida. Para fazer um recibo  é necessário:

  • Dar um título ao recibo, como “Recibo de venda de veículo”;
  • Deixar campos abertos que possam ser preenchidos com informações sobre o pagamento, como a data da realização do pagamento, dados de identificação do pagador, dados de identificação de quem recebeu o pagamento, informações sobre o motivo do pagamento, descrição da forma de pagamento (como número de parcelas e valor de cada uma, caso haja);
  • Campo aberto para assinatura dos envolvidos no acordo.

Aproveite para conferir também como descobrir a data de nascimento pelo CPF.

Modelos de recibo de pagamento

Para criar um recibo de forma simples, separamos alguns modelos de recibo de pagamento que podem ser apenas preenchidos:

Recibo de parcela de pagamento de compra de veículo

“Eu, (nome de quem está recebendo), registro que recebi de (nome de quem está pagando) o valor de (valor que foi recebido por extenso), referente a (número da parcela) pela venda do veículo (descrição do veículo) na data de (data em que o pagamento está sendo realizado).”

Recibo de prestação de serviços

“Eu, (nome de quem está recebendo), registro que recebi de (nome de quem está pagando) o valor de (valor que foi recebido por extenso), pelo (descrição do serviço) na data de (data em que o pagamento está sendo realizado).”

Recibo de aluguel

“Eu, (nome de quem está recebendo), registro que recebi de (nome de quem está pagando) o valor de (valor que foi recebido por extenso), referente ao aluguel do mês de (mês de pagamento) na data de (data em que o pagamento está sendo realizado).”

Aprenda ainda como fazer a carteira Digital de trânsito.

Qual a diferença entre recibo e nota fiscal?

O recibo de pagamento é emitido para comprovar o pagamento de um serviço prestado (como no caso de profissionais autônomos), enquanto a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento emitido para comprovar a compra de determinada mercadoria.

5/5 - (2 votes)

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124