Quanto Vale uma Nota de 1 Real: Qual é a História, Porquê parou de ser Produzida?

Você sabe quanto vale a nota de 1 real? Algumas notas tem um valor que vai além do próprio tempo, como é o caso da nota de 1 real, que apesar de ter sido paralisada em 2005 pelo governo, em pleno 2021 ainda é comprada por colecionadores a um bom dinheiro. Então, se você tem essa nota guardadinha, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post para saber quanto vale a nota de 1 real.

Quanto Vale uma Nota de 1 Real
Quanto Vale uma Nota de 1 Real

História da Nota de 1 Real

A primeira vez que a nota de 1 real entrou em circulação no Brasil foi em 1994 produzida pela casa da moeda. Depois de ter sido a moeda de troca em diversas transações por mais de 5 anos, a nota veio a ser extinta quando o plano real foi colocado em ação para trazer uma nova linha de moedas em substituição da que estava em vigor até o momento.

Isso aconteceu depois que a nota sofreu alterações em 2003 no seu layout, precisamente em 2005. Nesse ano a cédula de 1 real parou de ser produzida, e foi gradualmente substituída pelas moedas cunhadas em metal.

De acordo com um estudo feito pelo banco central, ainda existe um bom número desse tipo de nota, na sua maioria na pose de colecionadores. Algumas pessoas também guardam a nota a sete chaves para dar sorte e outras simplesmente esquecem a cédula em algum lugar.

Por isso, vale a pena dar uma verificada naquela gaveta que você não abre a um bom tempo, porque há chances de você ter uma dessa notas em mãos, e com isso estar a perder a oportunidade de fazer um dinheiro extra com ela.

Quanto Vale uma Nota de 1 Real?

O valor da nota de 1 real aumentou desde que a mesma parou de ser produzida, sendo que atualmente ela pode valer até mesmo R$ 275 para o grupo que coleciona notas antigas.

A quantia possível vai depender bastante do estado de conservação da cédula. Notas que ficaram pouco tempo em circulação, e por isso ainda estão bem conservadas, geralmente são as que atingem preços elevados.

Vale também salientar que existem algumas notas especiais e que são verdadeiras pérolas para os colecionadores. Notas com erros de impressão, por exemplo, por serem produzidas em outros países, são mais procuradas por um bom valor.

Porque a Nota de 1 real deixou de Ser Produzida?

Quando o assunto é dinheiro, a decisão é guiada mesmo pela opção que traz mais benefícios financeiros. Foi seguindo essa mesma lógica que a nota de 1 real foi extinta devido ao seu elevado custo de produção. Além disso, pelo fato de ser impressa em nota, a cédula tinha a desvantagem de atingir o desgaste com muita rapidez.

Por essas razões, o Banco Central optou por parar a produção da nota de 1 real para iniciar o plano real que é uma alternativa mais viável, uma vez que as moedas em metal são relativamente mais econômicas na produção e duram por muito mais tempo.

5/5 - (2 votes)

Deixar uma resposta

Conta + Cartão Santander

Não perca a oportunidade de conhecer:

O Cartão Santander você tem conta e crédito para usar da forma que quiser.

Você pode ser aprovado com limites à partir de R$ 250,00.
**Produtos podem ser contratados separados. Sujeito a análise.

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124