Procon Telefone

Quer descobrir qual o telefone do Procon da sua região? Poucos consumidores conhecem realmente os seus direitos, e em muitos casos acabam deixando de realizar reclamações de produtos ou serviços que ocasionaram algum prejuízo. Dentre as diversas formas de reclamar sobre um produto ou serviço, a principal e mais usada é o Procon, um órgão nacional de auxílio ao consumidor.

O Departamento de Proteção ao Consumidor – Procon é um órgão especializado em auxiliar na resolução de problemas que os consumidores encontram com produtos e serviços, sendo extremamente importante para a solução de problemas como cobranças indevidas de serviços, troca de produtos quebrados ou com defeitos e similares. O órgão atua em todos os estados do país, sendo usado anualmente por milhares de consumidores brasileiros.

Procon Telefone
Procon Telefone

O Procon disponibiliza diversas formas de atendimento, para facilitar o dia a dia do consumidor, e em muitos casos a reclamação é resolvida em pouco tempo, pois nem a empresa nem o consumidor querem entrar na justiça para resolver os problemas.

É importante que o consumidor tenha em mãos todos os dados e informações de sua compra na hora de realizar uma reclamação, para facilitar o serviço do Procon.

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Procon Telefone: Qual o número para fazer reclamações?

Caso o cidadão precise realizar uma reclamação, ele pode entrar em contato com o Procon a partir do número 151, que funciona de segunda a sexta, das 08h00 às 17h00, exceto em feriados nacionais, sendo que essa ligação não é gratuita.

Embora cada cidade tenha o seu próprio Procon e seu próprio número de telefone, através do telefone 151 é possível realizar uma reclamação direta e receber orientações sobre como proceder com a reclamação.

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Como registrar uma reclamação no Procon

É possível registrar uma reclamação no Procon através do:

Após a realização da reclamação, a reclamação é registrada em até 15 dias úteis após a realização da reclamação. Através desses meios também é possível realizar consultas, que demoram até cinco dias úteis para serem consultadas.

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Quando é possível fazer reclamação no Procon

É possível realizar uma reclamação em diversas situações, como:

  • Produtos que vieram estragados ou com algum defeito;
  • Serviços que foram prestados de forma irregular;
  • Qualquer situação em que o consumidor se sinta prejudicado de alguma forma.

De acordo com a Lei federal 8.078/90, responsável por regulamentar o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem até 30 dias após a aquisição do produto ou serviço para realizar a reclamação.

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Como funciona a reclamação do Procon

A reclamação feita no Procon funciona de forma simples:

  • O cliente entra em contato com o Procon, seja de forma virtual, atendimento telefônico ou caixa postal;
  • Após o registro da reclamação, o atendente do Procon entra em contato com a empresa que está recebendo a reclamação, na tentativa de propor um acordo inicial, chamado de “Atendimento preliminar”;
  • Caso o problema não seja resolvido no atendimento preliminar, uma Carta de Investigação Preliminar é aberta e o caso da reclamação é continuado.
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