O que é Descrição de Pagamento? Pra que serve, Onde colocar

É muito importante que a pessoa tenha um controle de suas finanças e seus gastos, para ter um maior controle financeiro de sua vida. Para facilitar o controle de seus gastos, é importante que a pessoa tenha a descrição de pagamento de cada gasto, principalmente os maiores gastos, para ter maior facilidade de gerenciar tudo e saber o quanto e como está gastando. Para facilitar esse controle financeiro, os bancos oferecem a opção da descrição de pagamento quando uma transferência é realizada.

O que é Descrição de Pagamento?

A descrição de pagamento é uma descrição detalhada das transferências bancárias que foram realizadas, como TED ou DOC. Essa descrição também pode ser feita em transações para o pagamento de contas e boletos bancários.

A descrição de pagamento pode ser feita em um campo de texto no momento da transferência bancária, onde o usuário pode detalhar aquele pagamento para consulta posterior em seu extrato de conta bancária.

✅ Descubra ainda o que é Cheque administrativo e como abrir conta digital para menor de 18 anos.

Pra que serve a Descrição de Pagamento?

A descrição de pagamento além de servir para que o usuário possa ter controle de seus gastos é também importante para que o banco possa reconhecer um padrão de pagamento de seus clientes.

Dessa forma, as transferências bancárias consideradas de risco podem ser bloqueadas pelo banco, que reconhece um padrão de pagamento do usuário.

Com essa descrição o cliente também pode fazer comparações entre seus gastos mensais, para comparar seus gastos fixos, como o quanto gasta mensalmente com alimentação ou contas da casa.

O que colocar na Descrição de Pagamento?

O cliente pode pôr as informações que julgar necessárias para a descrição. Por exemplo, se está descrevendo o pagamento do abastecimento de seu veículo, pode colocar quantos litros de combustível aquela compra rendeu, para fazer comparações futuras. Outro exemplo é colocar informações como:

  • Data em que a transferência ou pagamento foram realizados;
  • Valor da transferência ou pagamento foram realizados;
  • O que foi e como foi comprado.

Que tipos de movimentações solicita Descrição de Pagamento?

O tipo de movimentação bancária que solicita descrição de pagamento varia de acordo com o banco, mas geralmente são:

  • Boletos bancários ou de contas, como a conta de luz;
  • TED ou DOC, transferências realizadas para outras contas bancárias.

Além disso, em alguns bancos esse pagamento detalhado é obrigatório. Por isso, é importante que a descrição de pagamento seja feita de uma forma detalhada e bem estruturada, de uma forma que facilite a visualização.

✅ Saiba ainda como enviar uma Carta Registrada pelos correios e como consultar CNPJ pelo nome do sócio.

Descrição de Pagamento é Obrigatório?

Embora a  descrição de pagamento não seja um item obrigatório para a realização de uma transação bancária por todos os bancos, o banco do Bradesco solicita que o cliente preencha esse campo antes de uma transação.

Isso, além de ser uma forma de controle de gastos é também uma forma de criar um padrão de perfil de consumo, e fazer com que através de programas de computador seja possível identificar compras de risco.

Essa obrigatoriedade acaba por trazer um aspecto de maior confiança e segurança para o banco, pois diminui o risco de fraudes e golpes.

5/5 - (1 vote)

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124