CPF Online: Como fazer, 2ª Via, Imprimir, Consultar

Como tirar o CPF Online? Atualmente, a Receita Federal permite que os cidadãos brasileiros tirem o CPF pela internet, sem a necessidade de sair de casa. Entretanto, por ser um documento tão importante que será utilizado ao decorrer de toda a vida, fazer a solicitação do mesmo da forma correta, é fundamental.

Pensando nisso, abaixo você vai aprender tudo sobre CPF Online. Como fazer o seu CPF, como tirar a segunda via e muito mais. Vamos lá!

CPF Online
CPF Online

CPF Online

Antigamente, o Cadastro da Pessoa Física, mais conhecido como CPF, era um documento muito importante, porém, exigia tempo para ser emitido. Neste caso, era preciso ir presencialmente até um banco público, Caixa Econômica Federal ou mesmo nos Correios.

Além disso, principalmente nos correios, era obrigatório efetuar o pagamento de R$7,00 de taxa.

Entretanto, agora com o CPF Online, além de não precisar sair de casa, o custo para emissão do documento é zero. Em outras palavras, essa mudança só trouxe benefícios para os usuários.

✅ Confira também essas ferramentas:

Como fazer CPF Online?

Agora que você já conhece um pouco sobre o CPF Online, está na hora de entender como ele funciona e claro, como emitir o seu agora mesmo. A fim de facilitar a sua vida, elaboramos um passo a passo completo para você em poucos minutos estar com o seu CPF “em mãos”.

  • Acesse o site da Receita Federal na página Inscrição CPF Internet, clicando aqui;
  • Neste momento, preencha o formulário com todos os dados solicitados;
  • Por fim, basta clicar em “Enviar”.

2 via CPF Online

Perder um documento é sempre algo complicado, no entanto, perder o CPF pode ser muito prejudicial. Até porque, o mesmo é utilizado para tudo, desde fazer a declaração do imposto de renda ou mesmo arrendar um imóvel.

Pensando nisso, abaixo vamos mostrar para você a forma mais simples e rápida de emitir a 2 via do CPF de forma 100% online e sem burocracia.

  1. Acesse o site da Receita Federal, clicando aqui;
  2. Ao acessar o site, preencha os dados solicitados;
  3. Pronto! Agora basta visualizar o comprovante de inscrição e fazer a impressão do mesmo caso queira.

Imprimir CPF Online

Para você que possui o CPF, entretanto, deseja fazer a impressão do mesmo, hoje em dia o site oficial da Receita Federal – órgão responsável pelo documento – possui uma página específica para essa solicitação.

  1. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal na página “Impressão do Comprovante de Inscrição CPF”, clicando aqui;
  2. Inserir todas as informações solicitadas pelo formulário;
  3. Clicar em “Enviar”.

Lembre-se, principalmente para quem mora no Estado de São Paulo, atualmente não é mais necessário andar com o CPF na carteira. Pois, ao ir no Poupatempo, é possível atualizar o seu RG e inserir no mesmo o número do seu CPF.

✅ Confira também essas ferramentas:

Consultar CPF Online

Assim como a impressão, o site da Receita Federal também fornece uma página específica para você efetuar a consulta da situação cadastral do seu documento. Neste caso, basta acessar a página “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” no site da Receita Federal.

Ao acessar, basta inserir o seu CPF, data de nascimento e por fim, clicar em “Não sou um robô”. Assim que clicar, selecione o botão “Consultar” e pronto! Você terá todos os dados do seu documento em mãos.

Deixar uma resposta