CPF Inválido: Caixa TEM, Auxílio Emergencial, Como Regularizar

CPF Inválido – O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento extremamente importante e obrigatório para todos os cidadãos acima de 18 anos. Além disso, em alguns casos, como na declaração de Imposto de Renda, ele é exigido até para as crianças. Por ser um documento tão importante, em alguns casos o CPF pode ser cancelado, e passa a se tornar um CPF inválido, que pode gerar muita dor de cabeça.

A boa notícia é que com alguns procedimentos é possível regularizar esse CPF de forma prática, para poder voltar a utilizá-lo.

CPF Inválido
CPF Inválido

CPF Inválido

O termo “CPF Inválido” é usado em casos onde o CPF do indivíduo foi cancelado por algum motivo. Esses motivos variam, mas os principais motivos pelo qual o cidadão pode ter seu CPF cancelado são:

  • Ter deixado de votar nas últimas eleições;
  • Ter deixado de fazer ou entregar alguma declaração de cunho obrigatório (como a declaração do Imposto de Renda).

Independente do motivo do cancelamento, ter o CPF invalidado dificulta muito a vida da pessoa, pois ela não pode realizar determinadas compras, não pode solicitar um cartão de crédito e nem se cadastrar nos auxílios sociais do governo, como por exemplo no auxílio emergencial. Para consultar se o seu CPF está em situação irregular, utilizando o site da Receita Federal, clique aqui.

CPF Inválido no Caixa Tem

O Caixa Tem é o aplicativo criado pelo Governo em parceria com a Caixa Econômica Federal, e é por onde os beneficiários do auxílio emergencial têm o seu auxílio creditado. No entanto, para se cadastrar e usar o aplicativo, é necessário que o CPF esteja em situação regular.

✅ Continue lendo sobre seu CPF:

Antes de solicitar a regularização do CPF no site da Receita Federal (como iremos ensinar no decorrer do texto), o beneficiário deve verificar se está informando os dados corretamente, como:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • E as outras informações exigidas

Afinal, em casos de informações incorretas, o aplicativo pode informar que o CPF digitado está inválido, mas não por conta do CPF e sim pela informação digitada de forma incorreta.

CPF Inválido – Auxílio Emergencial

Como mencionamos anteriormente, o auxílio emergencial é um benefício do governo que visa auxiliar financeiramente as famílias em situação de vulnerabilidade social, durante o período da pandemia.

Para solicitar e receber o auxílio emergencial, é necessário que o beneficiário esteja com o seu CPF regularizado. Entretanto, antes de regularizar o seu CPF, o indivíduo deve verificar se as informações informadas estão corretas.

✅ Leia também:

Meu CPF dá inválido

Como citamos no início do texto, o CPF pode ser invalidado por diversos motivos, principalmente caso o indivíduo não vote nas últimas eleições. Nesse caso, é possível consultar no site do Tribunal Superior de Justiça se você está em dia com suas obrigações eleitorais

Para evitar que tenha seu CPF invalidado. Caso o seu CPF apareça como inválido, no próximo tópico iremos mostrar como regularizar a situação.

Como regularizar o CPF Inválido

O CPF pode ser regularizado de forma presencial (indo até os Correios ou uma Agência Bancária), ou através do site da Receita Federal. Para regularizar através do site, é necessário:

  • Acessar o site da Receita Federal, disponível em: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar/Default.asp;
  • Preencher os campos solicitados pela página;
  • Enviar as informações para análise cadastral.

Deixar uma resposta