O CPF é o principal documento, e é de suma importância que cada cidadão possua o seu, para obter acesso à serviços básicos como moradia, educação, alimentação e saúde gratuita. Portanto, neste artigo, conheça como consultar CPF pela receita federal, no Serasa, pelo nome, de forma gratuita, ou até mesmo consultar o CPF que esteja negativado. Não perca!
O Cadastro de Pessoa Física, popularmente conhecido como CPF, é o documento de maior importância do Brasil e todo cidadão brasileiro deve possuir o seu, com todas as informações atualizadas.
Além de utilizado como identificação própria, o documento é indispensável para inúmeros outros serviços e ações básicas em todo o território nacional, como:
Emitir outros documentos e certidões
Obter carteira de motorista
Abrir conta em qualquer banco
Acessar cartões de crédito
Utilizar serviços de saúde pública ou privada,
Realizar matrículas em escolas ou cursos
Dentre inúmeros outros benefícios
O CPF, possui atualmente 11 dígitos que formam uma combinação única para cada documento. Após possuí-lo é de extrema importância consultar a situação que o mesmo se encontra e, caso haja dívidas, será possível quitá-las
Para saber a situação de seu CPF, em relação ao pagamento de dívidas, ou ainda imprimir CPF, você poderá utilizar a Receita Federal, o Serasa ou outros meios de consulta, conheça-os a seguir:
Acesse o site do Serasa Brasil, pelo link: serasa.com.br;
Informe seu CPF e data de nascimento, e na sequência clique em “Consultar agora”;
Caso seja seu primeiro acesso à plataforma, preencha o cadastro inicial, inserindo seus dados pessoais, tais como documentos, nome completo, endereço físico e de e-mail, dentro outros, juntamente com uma senha de oito dígitos. Guarde bem sua senha, pois a mesma será pedida nos acessos subsequentes;
Faça a verificação da conta por e-mail ou SMS, e insira a numeração obtida no formulário, confirme os dados e continue;
Por fim, será apresentada a situação referente ao seu CPF no Serasa.
Como Consultar CPF Pelo Nome e Data de Nascimento?
Para consultar o CPF pelo nome, são disponibilizados dois meios, são eles:
Será possível realizar o processo diretamente em uma unidade da Receita Federal do Brasil, mais próxima de sua residência, levando consigo seus documentos pessoais e comprovante de residência. Também é possível tirar 2ª via do CPF através da Receita;
A outra opção é de exclusividade de empresas conveniadas com birôs de crédito, onde é possível realizar a consulta, toda via a informação não pode ser passada aos consumidores ficando restritas às empresas contratantes.
CPF Negativado
Caso você possua CPF negativado, ou ao acessar as formas disponíveis acima for registrado alguma pendência, saiba como regularizá-lo:
Basta Gerar uma Guia de Regularização do seu CPF pela Internet;
Realize o pagamento à vista ou em até 12 vezes
Após 48 horas do retorno da regularização da guia, seu CPF poderá ser reativado;
Dependo da situação de seu CPF esse valor pode variar.
5/5 - (10 votes)
Angela Carol
Especialista em finanças, Angela é formada em administração de empresas, pela PUC-SP. Com especialização em Economia e Finanças, dedica parte do seu tempo a sua paixão, de informar e trazer conhecimento a população sobre como gerir seus ganhos.