Comprovante de Inscrição CPF

Você sabe como emitir o seu Comprovante de Inscrição CPF? Atualmente, o Cadastro Nacional da Pessoa Física é o documento mais importante de um cidadão ou cidadã brasileiro. Até porque, sem o Comprovante de Inscrição CPF, você não consegue investir, arrendar um imóvel, declarar imposto de renda ou mesmo utilizar um cartão de crédito.

Pensando nisso, para você que perdeu o documento ou ainda não possui o mesmo em seu RG, abaixo você vai aprender como solicitar o Comprovante de Inscrição CPF. Vamos lá!

Comprovante de Inscrição CPF
Comprovante de Inscrição CPF

Comprovante de Inscrição CPF

Hoje em dia, o CPF é fundamental, independente do que você deseja fazer. Como citado anteriormente, tanto para gastar, como para investir ou até mesmo economizar, ter o CPF em mãos é essencial.

Neste caso, o ideal para você que perdeu o documento e precisa de uma compra para comprovar que você possui o seu, é emitir o Comprovante de Inscrição CPF.

✅ Veja também como efetuar:

No entanto, é importante lembrar que este comprovante não substitui o documento oficial. Portanto, caso você tenha perdido o seu, existem algumas formas para você conseguir outro novamente, são elas:

  1. Solicitando que insira diretamente na sua Carteira de Identidade (RG);
  2. Indo presencialmente até a Receita Federal;
  3. Solicitar a segunda via pela internet.

Como Emitir o Comprovante de Inscrição CPF?

Embora existam 3 formas, neste breve artigo você vai conhecer a forma mais cômoda para efetuar a solicitação. Até porque, ir presencialmente até a Receita Federal mais próxima pode não ser possível.

Para solicitar o Comprovante de Inscrição CPF, você só precisa de um computador ou smartphone e claro, um bom acesso à internet. Com tudo isso em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial da Receita Federal na página “Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF“, clicando aqui;
  • Ao clicar no link acima, você será redirecionado para um formulário que deve ser preenchido com os seguintes dados:
    • CPF:
    • Nome;
    • Data de Nascimento;
    • Nome da Mãe;
    • Título de Eleitor.
    • Por fim, basta clicar em “Enviar”.

AVISO: Lembre-se, além dos dados acima, para quem declara o imposto de renda, também é importante informar o recibo da entrega da declaração IRPF mais recente.

Como solicitar a segunda via do CPF?

Como foi citado anteriormente, existem 3 formas para você solicitar o documento. Entretanto, a Receita Federal a alguns anos mudou o funcionamento da entrega desse documento.

Ou seja, agora tudo pode ser feito 100% pela internet. Sendo assim, para quem deseja emitir a segunda via, não existe mais um documento físico, mas sim, apenas o número do documento.

✅ Saiba também como efetua:

Hoje em dia, para quem deseja inserir o número do CPF diretamente através da Carteira de Identidade, isso já é possível e vem sendo feito principalmente no estado de São Paulo.

Mas claro, para você conseguir inserir o número do CPF no seu RG, é preciso ir até o Poupatempo mais próximo e solicitar a segunda via do RG. Desse modo, ele virá totalmente atualizado e com o número de amos os documentos em seu verso.

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124