Como Saber a Data de Emissão do RG: pelo Meu INSS, encontrar órgão emissor, e emitir RG Digital

Como saber a data de emissão do RG? Quem nunca se deparou com aquele campo que pede a data de emissão do RG? Pois é, a maioria de nós já teve que informar esse dado muitas vezes. Por essa razão, é super importante ter essa informação sempre ao alcance para não observar atrasos em nenhum de seus trâmites. Pensando justamente nisso, neste post trazemos as opções disponíveis para quem deseja saber como saber a data de emissão do RG.

Data de Emissão do RG

A data de emissão do RG, como o próprio nome já sugere, diz respeito ao dia, mês e ano em que o seu Registo Geral foi emitido. Devido as informações pessoais que o RG contem, não existe quase nenhum processo legal em que ele não seja necessário.

Na maioria das situações existe a necessidade de informar inclusive a data de emissão do RG de modo a garantir a validade de todos os dados que constam nele, já que se ele estiver caducado, os seus dados tornam-se automaticamente inválidos.

Como Saber a Data de Emissão do RG

A alternativa mais  óbvia para quem deseja saber a data de emissão do RG, é verificar esse dado diretamente no documento. A data de emissão está descrita no verso do RG, bem no canto superior direito, no campo <<Data de Expedição>>.

Então, se você tiver o novo modelo do RG em mãos e quiser conferir a data de emissão, não deixe de observar a dica acima para visualizar o data no próprio documento.

Data de Emissão do RG pelo Meu INSS

O jeito mais acessível para quem deseja conhecer a data de emissão de um RG, é usando o site oficial do Meu INSS. Desse modo, é possível descobrir essa informação sem ter o RG físico em mãos, desde que você siga as etapas abaixo:

  • Acesse o site oficial do Meu INSS – https://meu.inss.gov.br/central/#/;
  • Se ainda não tiver uma conta, clique em <<Crie sua conta>> para cadastra uma, e em seguida faça login inserindo o seu CPF e senha registada;
  • Ao aceder a área do usuário, vá a secção <<Documentação>>, e em <<Identidade>> poderás conferir a data de expedição do RG. Note que além desse dado, você também consegue verificar o número do documento e o órgão que emitiu o mesmo.

Em caso de dúvidas sobre o número do RG, veja nosso texto sobre como descobrir o número de RG perdido, e descubra o número do seu RG extraviado.

Qual a Diferença entre data de expedição e data de emissão do RG?

Não existe nenhuma diferença entre data de emissão e data de expedição, ambos termos são usados para descrever a data em que o documento foi emitido.

No caso do novo modelo do RG, aparece “data de expedição”, enquanto que em outros documentos ainda mantêm-se a descrição “data de emissão”. E para outras consultas, não deixe de conferir ainda como descobrir a data de nascimento pelo CPF.

Onde encontrar o órgão Emissor do RG

O órgão emissor é a entidade que fez a emissão do RG. Geralmente, o documento é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado (UF). Caso seja necessário visualizar essa informação, basta conferir na fronte do RG as letras que aprecem na sigla perto do nome de seu estado.

Note que as instruções apresentadas acima para a localização do órgão emissor do RG são válidas para o novo e antigo modelo do documento. Aproveite para conferir também como consultar o RG pelo CPF.

Como emitir o RG Digital?

Para emitir o RG Digital ainda hoje sem enfrentar burocracias siga as instruções que apresentamos, já a seguir:

  • Baixe e instale o aplicativo NESTE LINK;
  • Ao abrir o APP clique na opção que diz <<ADICIONAR RG>> e informe o número do documento, sem deixar de fora o dígito identificador, e depois toque em <<Solicitar>>;
  • Toque em <<Iniciar Reconhecimento>> e em seguida crie uma senha. Feito isso, basta tocar em visualizar RG para conferir o documento.

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124