Atualmente, existem diversos motivos que podem fazer um cheque emitido ser devolvido. Apenas no ano de 2017, por exemplo, cerca de 39 milhões de cheques foram devolvidos no Brasil. Lembrando-que, em 2017 o cheque não era a mais a principal forma de pagamento, cartão de crédito e transferência bancaria já eram muito utilizados. Nesse artigo você irá descobrir tudo sobre cheque devolvido motivo.

Veja ainda sobre: Cheque Cruzado ✔ Agiota ✔ Despesas ✔ Montante.
Conteúdo do Artigo
Porquê um Cheque é Devolvido
Como foi citado anteriormente, existem diversos motivos para um cheque ser devolvido, entre eles, a falta de fundo do emissor é o principal. Além disso, erros na hora de preencher também é um fator muito comum que faz um cheque ser devolvido.
Com tantos cheques sendo devolvidos, os bancos precisavam dar uma justificativa em cada um deles, foi então que o Banco Central criou os códigos para cada um dos motivos.
Motivo 11
Motivo 11 indica que o cheque não possui fundo e está na sua primeira apresentação ao banco. Atualmente, quando o cheque está na sua 1º apresentação, o banco informa que não foi encontrado fundos suficientes para o pagamento do mesmo.
Entretanto, é um aviso, pois, caso isso aconteça novamente, pode ocasionar o encerramento da conta e pior, ter o nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).
Motivo 12
O motivo 12 é o mesmo indicado no motivo 11, porém, muito mais complexo. Nesse caso, é a segunda apresentação do cheque sem fundo ao banco e agora o nome de quem emitiu o cheque vai ficar presente no CCF.
Motivo 13
O motivo 13 acontece quando o emitente (emissor) tem a sua conta encerrada e consequentemente não poderia ter feito a emissão do cheque.
Já neste caso, a coisa é um pouco mais séria e o nome de quem emitiu o cheque também vai parar no CCF. Portanto, para evitar qualquer problema, é de suma importância saber a situação da sua conta antes de efetuar pagamentos em cheque.
A fim de saber se a sua conta está ativa, vá até um dos endereços do Banco Central ou no seu próprio Banco, basta levar um documento de identificação e o CPF. Este serviço é feito gratuitamente para você.
Motivo 22
O motivo 22 é um pouco mais simples de se resolver, até porque, não vai implicar em problemas para o emissor do cheque.
Em resumo, o motivo 22 está associado a divergência ou incipiência de assinatura. Em outras palavras, acontece quando a assinatura transcrita no cheque difere da cadastrada no banco. Além disso, pode acontecer quando a mesma não existe.
A fim de resolver este problema é muito simples, basta assinar um novo cheque corretamente.
Lembre-se, para não ter problemas com devolução, o que pode acarretar outros problemas mais sérios, certifique-se se você não esqueceu de nada no momento do preenchimento, preste atenção aos detalhes.