Cheque Devolvido Motivo 11, 12, 13, 22

Atualmente, existem diversos motivos que podem fazer um cheque emitido ser devolvido. Apenas no ano de 2017, por exemplo, cerca de 39 milhões de cheques foram devolvidos no Brasil. Lembrando-que, em 2017 o cheque não era a mais a principal forma de pagamento, cartão de crédito e transferência bancaria já eram muito utilizados. Nesse artigo você irá descobrir tudo sobre cheque devolvido motivo.

Cheque Devolvido Motivo 11, 12, 13, 22
Cheque Devolvido Motivo 11, 12, 13, 22

Veja ainda sobre: Cheque Cruzado Agiota Despesas  Montante.

Porquê um Cheque é Devolvido

Como foi citado anteriormente, existem diversos motivos para um cheque ser devolvido, entre eles, a falta de fundo do emissor é o principal. Além disso, erros na hora de preencher também é um fator muito comum que faz um cheque ser devolvido.

Com tantos cheques sendo devolvidos, os bancos precisavam dar uma justificativa em cada um deles, foi então que o Banco Central criou os códigos para cada um dos motivos.

Motivo 11

Motivo 11 indica que o cheque não possui fundo e está na sua primeira apresentação ao banco. Atualmente, quando o cheque está na sua 1º apresentação, o banco informa que não foi encontrado fundos suficientes para o pagamento do mesmo.

Entretanto, é um aviso, pois, caso isso aconteça novamente, pode ocasionar o encerramento da conta e pior, ter o nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Motivo 12

O motivo 12 é o mesmo indicado no motivo 11, porém, muito mais complexo. Nesse caso, é a segunda apresentação do cheque sem fundo ao banco e agora o nome de quem emitiu o cheque vai ficar presente no CCF.

Motivo 13

O motivo 13 acontece quando o emitente (emissor) tem a sua conta encerrada e consequentemente não poderia ter feito a emissão do cheque.

Já neste caso, a coisa é um pouco mais séria e o nome de quem emitiu o cheque também vai parar no CCF. Portanto, para evitar qualquer problema, é de suma importância saber a situação da sua conta antes de efetuar pagamentos em cheque.

A fim de saber se a sua conta está ativa, vá até um dos endereços do Banco Central ou no seu próprio Banco, basta levar um documento de identificação e o CPF. Este serviço é feito gratuitamente para você.

Motivo 22

O motivo 22 é um pouco mais simples de se resolver, até porque, não vai implicar em problemas para o emissor do cheque.

Em resumo, o motivo 22 está associado a divergência ou incipiência de assinatura. Em outras palavras, acontece quando a assinatura transcrita no cheque difere da cadastrada no banco. Além disso, pode acontecer quando a mesma não existe.

A fim de resolver este problema é muito simples, basta assinar um novo cheque corretamente.

Lembre-se, para não ter problemas com devolução, o que pode acarretar outros problemas mais sérios, certifique-se se você não esqueceu de nada no momento do preenchimento, preste atenção aos detalhes.

Deixar uma resposta