Cheque Cruzado: Como Preencher, Tipos de Cheque

Atualmente, o Cheque Cruzado embora muitas pessoas não saibam, é uma ótima opção para quem deseja maior segurança na hora de emitir uma ordem de pagamento. Abaixo você vai entender um pouco mais sobre o que é cheque cruzado, como preenchê-lo e os tipos de cheque disponíveis. Vamos lá!

Cheque Cruzado

O que é um Cheque Cruzado?

Em suma, o Cheque Cruzado nada mais é que um cheque normal, porém, que não pode ser sacado instantaneamente. Ou seja, para o saque ser feito, é preciso esperar o depósito cair em conta.

Consequentemente, quem emitiu o cheque possui um tempo maior para sustar o cheque caso seja necessário. Entretanto, embora seja uma ótima opção de segurança para quem emite esse tipo de cheque, é uma grande desvantagem para quem recebe.

Por quê? Atualmente, quem recebe o cheque  não pode sacá-lo no caixa. Nesse caso, é preciso esperar que o dinheiro seja depositado e caia na conta poupança ou corrente onde foi depositado.

O que é
O que é

Veja ainda o que é: Chave PIX Caução Comodato.

Como preencher Cheque Cruzado

Com a finalidade de preencher um cheque é muito simples, na verdade, o preenchimento é muito parecido com o chegue tradicional. Porém, o cheque cruzado como nome diz, possui um cruzamento feito com duas retas paralelas, na diagonal, logo na frente do cheque.

Esse cruzamento é um desenho feito pelo próprio emissor do cheque na hora do preenchimento do mesmo.

Informe-se também sobre o Cheque Devolvido.

Quanto tempo leva para compensar?

Hoje em dia, o cheque cruzado leva cerca de 2 dias úteis para ser compensado, porém, para valores acima de R$300,00, esse processo pode ser um pouco mais rápido.

Ou seja, a partir do dia que o emissor fez o cheque cruzado, o dinheiro cairá na conta do beneficiário em até 2 dias úteis.

Em outras palavras, se o emissor fez o depósito no dia 01, o valor cairá até o dia 04, pois, os dias só começam a contar a partir do dia útil seguinte do depósito.

Tipos de Cheque Cruzado

Com a finalidade de preencher um cheque, é importante entender que existem 2 tipos dele disponível para você, são eles:

Cruzamento Geral

O cruzamento geral é o mais comum entre eles, nele o emissor desenha apenas as linhas no cheque em branco. Nesse caso, esse cheque pode ser depositado em qualquer banco.

Cruzamento Especial

Já no cruzamento especial, as linhas do cruzamento são em preto. Desse modo, o cheque só pode ser depositado em uma única instituição financeira, de acordo com o que foi estabelecido no cheque.

Cheque cruzado e nominal

Além dos dois acima, existem outras formas de se preencher de forma “cruzado e nominal” é uma delas.

Em resumo, esse preenchimento é muito prático, pois, com ele é possível estabelecer a pessoa que vai receber aquele documento.

Ou seja, se o cheque for cruzado, ele pode ser depositado na conta de qualquer beneficiário. Todavia, quando ele é cruzado e nominal, o emissor pode estabelecer qual pessoa vai receber o dinheiro e consequentemente, ter ainda mais segurança.

Deixar uma resposta