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Cheque Administrativo: O que é, Pra que serve, como Funciona, Quando Usar

Embora o uso de cheque não seja mais tão comum como antigamente, muitas pessoas ainda optam por essa forma de pagamento para realizar depósitos e outros pagamentos, por considerarem uma forma mais segura que o cartão. Existem alguns tipos de cheque, como o cheque administrativo que é considerado por muitos um dos modelos mais seguros de pagamento.

Cheque Administrativo

O que é um Cheque Administrativo

O cheque administrativo é o modelo de cheque que já é emitido com seus valores preenchidos, assim não é possível rasurar e alterar o valor do cheque, o que acontece em casos de golpes onde pessoas podem tentar aumentar os valores, como de 3 para 8 mil.

Além disso, esse cheque já possui o valor aprovado pelo banco quando é emitido, evitando assim o chamado “cheque sem fundo”. Assim, o cheque administrativo dá maior sensação de confiança tanto para quem está pagando quanto para quem está recebendo.

Para que serve?

O cheque administrativo serve para dar mais segurança para quem paga e para quem recebe. Ao emitir o cheque, a pessoa tem a certeza de que apenas aquele determinado valor será descontado de sua conta.

Da mesma forma, ao receber um cheque o recebedor tem a garantia de que aquele cheque tem fundo e de que não terá problemas com o pagamento.

Além disso, o cheque já é emitido com os dados do recebedor, evitando assim erros de preenchimento do cheque que possam atrapalhar o pagamento.

Como Funciona

O cheque funciona de forma simples:

  • Quem vai realizar o pagamento solicita com o banco o cheque de acordo com o procedimento do banco;
  • O banco avalia se aquele cheque pode ser emitido e se o cliente tem fundos suficientes para isso;
  • O banco emite o cheque já com os dados do recebedor, e com o valor exato que será debitado da conta;
  • O pagamento é realizado evitando problemas e de forma segura.

Embora tenha caído em desuso, esse cheque ainda é uma forma muito útil de transferência e pagamento, podendo ser usado por exemplo para depósitos de altos valores no caixa eletrônico.

Quando Usar Cheque Administrativo?

Um cheque administrativo pode ser usado em diversas situações do dia a dia, como por exemplo:

  • Pagamentos de altos valores, como na compra de imóveis, automóveis e similares;
  • Para depósitos específicos, como por exemplo: acima de determinado valor, o Banco do Brasil só aceita depósitos em caixa eletrônico com a utilização de cheque e nesse caso o cheque administrativo é uma excelente solução para isso;
  • Para transferências bancárias entre contas de diferentes instituições, onde se busca por mais segurança.

Como Solicitar o Cheque Administrativo

É possível solicitar o cheque de forma bem simples. Para emitir o cheque o cliente deve:

  • Comparecer até uma agência bancária e buscar pelo caixa de autoatendimento;
  • Acessar a sua conta e selecionar a opção de cheques;
  • Selecionar a opção de cheque administrativo;
  • Preencher com os dados solicitados.

Também é possível solicitar o cheque diretamente com o gerente de seu banco, indo até uma agência. Alguns bancos também disponibilizam a opção de solicitar o cheque pelo site ou aplicativo do banco.

Quanto Custo Emitir um Cheque Administrativo

Para emitir o cheque administrativo alguns valores são cobrados, variando de acordo com o banco, como por exemplo:

  • Santander: cobra uma taxa de R$31,60;
  • Bradesco: cobra uma taxa de R$28,90;
  • Itaú: cobra uma taxa de R$24,00.
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Angela Carol
Angela Carol

Especialista em finanças, Angela é formada em administração de empresas, pela PUC-SP. Com especialização em Economia e Finanças, dedica parte do seu tempo a sua paixão, de informar e trazer conhecimento a população sobre como gerir seus ganhos.

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