Certidão Negativa Receita Federal CPF

A Certidão de Regularidade Fiscal da Pessoa Física, comumente chamada de Certidão Negativa Receita Federal CPF, informa que não há débitos em nome da pessoa na Dívida Ativa da União. Popularmente, significa que a pessoa “está com o nome limpo” perante os serviços de proteção ao crédito (SPC).

Essa certidão pode ser solicitada em diversos casos, como na compra de imóveis, solicitações de empréstimo e licitação de serviços. Essa certidão pode ser emitida de forma simples no site da Receita Federal, bastando apenas ter o número do CPF que deseja consultar.

Certidão negativa Receita Federal CPF
Certidão negativa Receita Federal CPF

✅ Veja também como consultar a sua situação:

Certidão Negativa Receita Federal CPF

O número de Cadastro da Pessoa Física (CPF) é usado para obter muitas informações sobre a pessoa, sobre histórico de dívidas, como ela realiza os seus pagamentos, e várias outras informações importantes, principalmente para empresas que terão essa pessoa como cliente.

Quando uma pessoa solicita crédito perante uma empresa ou instituição (para comprar um produto, em forma de empréstimo ou cartão de crédito), essa empresa consulta utilizando o número de CPF da pessoa, diversas informações para saber mais sobre ela.

Além disso, em alguns casos é solicitado que a pessoa apresente certidões sobre o seu CPF, como a declaração de situação cadastral e a certidão negativa da Receita Federal.

✅ Saiba também o que fazer nesses casos:

Emitir Certidão Negativa Receita Federal CPF

A Certidão Negativa Receita Federal pode ser emitida através do site da Receita Federal utilizando apenas o número do CPF. Para consultar e emitir essa certidão, é necessário que o cidadão:

  • Acesse a página de consulta da Certidão Negativa, no site da Receita Federal, disponível em: servicos.receita.fazenda.gov.br;
  • Preencha os campos solicitados pela página com o número do CPF e com a sequência de números e letras que aparecem na imagem ao lado desse campo (essa sequência serve para comprovar que a consulta está sendo feita por uma pessoa e não por um robô);
  • Uma nova página será aberta com o nome de “Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União”, e nela constará a certidão negativa do CPF informado;
  • Para emitir essa certidão basta selecionar a opção “Preparar a página para a impressão”. Assim, é possível salvar essa certidão em PDF (para enviar de forma online, como através do email) ou imprimir (para entregar de forma presencial). É necessário se atentar que se for impressa, essa certidão não será aceita com rasuras ou emendas (como tentativa de modificação do texto ou do nome que está na certidão).

A certidão emitida tem validade de seis meses, contados a partir do momento da emissão. A autenticidade da certidão pode ser consultada nos sites: http://rfb.gov.br ou http://www.pgfn.gov.br.

Essa consulta pode ser feita por qualquer pessoa, basta ter o número do CPF da pessoa que deseja consultar. Essa consulta não informa nenhum dado que pode ser usado para fraudes com o CPF, e o único dado pessoa informado na certidão além do CPF é o nome completo da pessoa.

Deixar uma resposta