Agiota: O que É, Como Funciona, É Crime, Desvantagens

Caso você possua CPF negativado, dívidas ou contas atrasadas, mas não sabe como pagar e tem contato com um agiota, que oferece opções fáceis desconfie e negue, pois o ato é criminoso. Saiba neste artigo todas as formas de conseguir limpar seu nome, pagar suas dívidas, ou conseguir crédito pessoal, sem arriscar sua vida, ou cometer crimes indevidos. Portanto, fique atento!

Agiota
Agiota

O que é um Agiota?

O agiota é o indivíduo criminoso, que na essência da palavra, significa emprestar dinheiro com juros extremamente altos, que pode chegar ao triplo do cobrado por bancos e ao previsto legalmente.

Portanto, não existe a profissão de agiota, ou o serviço legalizado por lei, então caso alguém te recomende, ou te ofereça dinheiro, desconfie e não aceite de maneira alguma, pois o ato pode trazer problemas e riscos à sua saúde.

Como funciona a Agiotagem?

O indivíduo que empresta dinheiro a outro, em troca de pagamento parcelado ou não, com cobrança de juros ou taxas é considerado um agiota.

Normalmente, para você que está com dívidas, a opção pode parecer tentadora, mas saiba que, as desvantagens são inúmeras. O indivíduo poderá realizar cobranças indevidas, bem como fazer chantagens ou até mesmo cometer outros crimes contra a pessoa que efetuou o empréstimo. Assim sendo, conheça neste artigo outras formas de organizar melhor para pagar suas contas, ou utilizar meios confiáveis e seguros para conseguir empréstimos financeiros. Saiba que existem opções até para pessoas com CPF negativado.

Como funciona a Agiotagem
Como funciona a Agiotagem

Saiba também como funciona: Comodato Caução Usufruto Despesas.

Agiotagem é Crime?

O ato de agiotagem é considerado crime previsto no artigo 4° da Lei 1.521 do ano de 1951. De acordo com a legislação, a cobrança de juros, descontos, ou até mesmo comissões em relação à dívidas com taxas exorbitantes, será denominado como crime.

Para os indivíduos que cometerem esse delito, terão detenção determinada entre seis meses à dois anos, com previsão de multa. Toda via a Lei 7.492 de 1986, considera a infração como crime mediante ao Sistema Financeiro do Brasil, e pode gerar uma pena de dois a oito anos com adição de multa, além da pena anterior gerando uma detenção ainda maior, de acordo com o acometimento de dois crimes.

Entretanto, emprestar dinheiro de agiota não é considerado crime, já que não há uma legislação vigente pra tal, todavia as desvantagens da opção de empréstimo são muitas, podendo levar riscos financeiros e físicos ao indivíduo.

Assim sendo, conheça a seguir todas as desvantagens de emprestar dinheiro de um agiota, e preste atenção!

Desvantagens de Empréstimo com Agiota

Conheça a seguir, todas as desvantagens de realizar um empréstimo indevido e ilegal com um agiota:

  1. Cobrança elevada de juros ou taxas abusivas;
  2. O acordo não possui garantias e pode ser quebrado;
  3. Risco de extorsão;
  4. Possibilidades de sofrer violência física ou psicológica;
  5. Chances de retaliação à saúde de seus entes queridos;
  6. Dentre outras.

Portanto, procure outros meios de quitar suas dívidas, bem como empréstimos bancários, ou acesse cartões de crédito. Mas de maneira correta, se organize financeiramente, e evite ficar no vermelho. E se por algum motivo, não haja outras possibilidades, faça um empréstimo financeiro de maneira prática para não correr riscos indevidos!

Deixar uma resposta