2ª Via IPTU 2021: Pagamento, Como Emitir Segunda Via

O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU, é um imposto cobrado para todas as pessoas que possuem um imóvel urbano, seja ele residencial ou comercial. Embora seja um imposto cobrado todo início do ano, podendo ser pago em uma cota única — recebendo 3% de desconto — também é possível parcelar em até 10 vezes.  Porém, o que fazer quando se parcela o IPTU, mas as parcelas atrasam? Abaixo você vai entender como emitir a 2ª via IPTU 2021, como efetuar o pagamento é algo que poucos sabem, como esse importo tão conhecido é calculado.

2ª Via IPTU 2021
2ª Via IPTU 2021

Faça ainda a emissão da segunda via:

IPTU 2021

Como foi citado anteriormente, o IPTU é um imposto cobrado sobre todo imóvel localizado em território urbano, seja ele em área residencial ou comercial. Ou seja, todas as pessoas que possuem um imóvel precisam pagar este imposto, não é possível fugir da tarifa.

Todavia, é importante lembrar-que, para as pessoas que alugam seus imóveis, não é crime repassar o valor para o inquilino, desde que seja acordado anteriormente.

Embora poucas pessoas saibam, o IPTU não vai para o Governo Federal, eles ficam nos municípios. Dessa forma, junto com os demais impostos arrecadados, as cidades conseguem continuar funcionando com:

  • Saúde;
  • Educação;
  • Infraestrutura;
  • Saneamento básico;
  • Etc.
IPTU 2021
IPTU 2021

Pagamento IPTU

Com a finalidade de pagar o IPTU, é importante saber que o Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado de duas formas. Em resumo, todo começo de ano o proprietário de um imóvel recebe como se fosse um carnê, onde o imposto é cobrado.

Atualmente, é possível pagar o IPTU em uma parcela única, recebendo 3% de desconto do valor total ou parcelar em até 10x.

Mas afinal, como esse imposto é calculado? Quando maior for o imóvel, mais caro será o IPTU?

A fim de entender como funciona o processo do cálculo do IPTU nacionalmente, ele consiste em 3 fatores principais, são eles:

  1. Tamanho do terreno;
  2. Localização da propriedade;
  3. Área construída.
Pagamento IPTU
Pagamento IPTU

Ou seja, mesmo que o terreno tenha 1000 m², o que vai afetar diretamente no valor em si é a área construída. Além disso, também existe a alíquota do IPTU de cada município.

Em outras palavras, uma casa com um terreno de 1000 m², com área construída de 500 m² pode ter um IPTU menor que uma casa de 250 m² e um terreno de 500 m², dependendo da cidade e localização.

Além disso, outros fatores também contam, um imóvel utilizado para uso comercial, por exemplo, tende a pagar uma alíquota maior que um imóvel residencial.

Como Emitir a 2ª Via IPTU 2021

Com a finalidade de emitir a segunda via do IPTU 2021, é muito simples, tudo pode ser feito 100% pela internet.

Para isso, basta:

  • Acessar o site da prefeitura do seu município de qualquer computador, tablet ou smartphone, com acesso estável à internet e;
  • Procurar pela opção emissão da 2ª via IPTU que geralmente fica na página principal do site.
  • Posteriormente, basta selecionar esta opção, preencher os dados solicitados e realizar a impressão do Boleto ou copiar a linha digitavél.
5/5 - (15 votes)

Deixar uma resposta

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124